O médico dentista Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina desde 2013, foi recentemente nomeado para a Task Force Ethics do Council of European Dentists (CED), que encontra-se atualmente a preparar a revisão do Código de Ética do CED.

A Ordem dos Médicos Dentistas tem desenvolvido, ao longo dos anos, ações no âmbito da regulação da Comissão Europeia sobre a atividade da medicina dentária através de um participação ativa no Council of European Dentists.

O primeiro Código de Ética do CED foi criado em 1965. Desde então, foi revisto em 1965, 1982, 1998, 2002 e 2007.

Atualmente, o Código está a ser revisto tendo em conta as alterações ocorridas nos códigos de ética nacionais desde a última revisão e da nova regulamentação de protecção de dados pessoas recentemente acordada na União Europeia, novas disposições que deverão ser aplicadas a partir do início 2018.

O CED é a organização representativa da profissão de médico dentista na União Europeia, representando mais de 340 mil profissionais de 32 associações dentárias nacionais. Tem sede em Bruxelas e foi fundado em 1961 para aconselhar a Comissão Europeia sobre as questões relativas à profissão de médico dentista.