O novo ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (biografia), recebeu a 11 de dezembro uma delegação da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), liderada pelo bastonário Orlando Monteiro da Silva, para uma reunião de trabalho e apresentação de cumprimentos.

Na configuração do novo governo, a equipa do Ministério da Saúde continua a ser composta por um ministro e dois secretários de estado, que também participaram na reunião de trabalho, nomeadamente o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado (biografia), e secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo (biografia).

Em representação da OMD, também participou o secretário geral, Paulo Ribeiro de Melo, e a diretora do Departamento Jurídico, Filipa Carvalho Marques.

A OMD apresentou, neste primeiro encontro, uma descrição da profissão de médico dentista em Portugal. Por sua vez, o Ministério da Saúde relevou algumas das linhas gerais de atuação no imediato.

Decorrente da reunião, o Governo anunciou (15 dezembro) uma nova política de saúde oral. O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, garantiu a continuidade dos cheques dentista e abriu a porta a outras iniciativas “que podem facilitar a vida aos utentes” (ouvir declarações à Rádio Renascença).

A pedido do ministro Adalberto Campos Fernandes, foi acordada a constituição de um grupo de representação do CNOP (Conselho Nacional das Ordens Profissionais) com as ordens do setor da saúde.

Para futuro, foi estabelecido o compromisso de agendar novas reuniões conjuntas entre a OMD e os elementos da equipa do Ministério.


À esquerda, a equipa da Ordem dos Médicos Dentistas composta por Paulo Ribeiro de Melo (secretário geral), Orlando Monteiro da Silva (bastonário) e Filipa Carvalho Marques (diretora do Departamento Jurídico). À direita, Manuel Delgado (secretário de Estado da Saúde), Adalberto Campos Fernandes (ministro da Saúde) e Fernando Araújo (secretário de Estado Adjunto e da Saúde).


Ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes.