A Comissão Organizadora do XXIV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas promoveu pelo segundo ano consecutivo o Concurso de Fotografia em Medicina Dentária. Nesta edição, pela primeira vez, foram criadas duas categorias distintas: clínica e artística.

O concurso teve uma enorme adesão de médicos dentistas entusiastas da arte da fotografia. No total, estiveram expostas 39 fotografias de 19 participantes. Durante os dias de congresso, que decorreu de 12 a 14 de novembro, no Meo Arena, foi possível votar online na melhor fotografia de cada categoria.

Em fotografia clínica, Alexandra Vinagre foi a vencedora. Guilherme Tavares ficou em segundo lugar e Catarina Eufémia em terceiro. Já na categoria artística, a fotografia de Pedro Samões conquistou os congressistas. A proposta de João Meirinhos foi a segunda mais votada. Catarina Eufémia e Vasco Nunes da Silva partilharam o terceiro lugar.

Os vencedores de cada categoria foram premiados com uma Smile Lite (dispositivo para tomada de cor com filtro polarizador) e Smile Capture (conjunto de acessórios de fotografia para Iphone ou Android). O segundo prémio consistiu numa Flexipalette Set (conjunto de contrastes inovadores para fotografia oral). Os participantes que ficaram em terceiro lugar receberam uma inscrição para o Congresso OMD 2016.

O Concurso de Fotografia em Medicina Dentária destina-se a promover o convívio entre os profissionais que partilham o interesse pela fotografia e a incentivar este hobby enquanto contributo para a profissão.


Concorrentes esperam pelo anúncio dos vencedores junto ao hall de exposição das fotografias.


A médica dentista Alexandra Vinagre ficou em primeiro lugar na categoria clínica com a fotografia Slow Motion. O prémio foi entregue por Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.


O médico dentista Guilherme Tavares ficou em segundo lugar na categoria clínica com a fotografia Game Over. O prémio foi entregue por Ricardo Oliveira Pinto, presidente da Comissão Organizadora do XXIV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.


A médica dentista Catarina Eufémia ficou em terceiro lugar na categoria na categoria clínica com a fotografia Crescer água na boca. O prémio foi entregue por Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.


O médico dentista Pedro Samões ficou em primeiro lugar na categoria artística com a fotografia Twenty Two. O prémio foi entregue por Paulo Ribeiro de Melo, secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas.


O médico dentista João Meirinhos ficou em segundo lugar na categoria artística com a fotografia Encontro!!!. O prémio foi entregue por Jaime Alberich Mota, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.


Os médicos dentistas Vasco Nunes da Silva e Catarina Eufémia partilharam o terceiro lugar na categoria artística. Os prémios foram entregues por Humberto Santos Silva, membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.