A ERS divulga na newsletter de outubro um conjunto de dados relevantes para o setor da saúde, nomeadamente a medicina dentária. Entre julho e setembro deste ano foram emitidas e confirmadas 487 licenças para clínicas ou consultórios dentários. Este valor foi apenas superado pelo volume de licenças para clínicas/consultórios médicos (549) e posto de colheita de patologia clínica e análises clínicas (573).

Em relação ao número de entidades e estabelecimentos registados, verifica-se que se mantém uma tendência de crescimento, sobretudo no caso dos estabelecimentos, que se acentuou este ano quando comparado com 2014. Até setembro deste ano foram registados 21.811 estabelecimentos e 12.932 entidades de saúde, enquanto em 2014 o valor se situou em 19.048 e 12.046, respetivamente.

Verifica-se igualmente que as questões relacionadas com o registo e licenciamento foram os principais assuntos abordados nos atendimentos telefónicos e presenciais da ERS. O aumento de pedidos de licenças e registo originou um maior volume de contactos.

Para dar uma resposta mais eficaz, a ERS criou em setembro do ano passado uma nova funcionalidade de agendamento prévio do serviço de atendimento presencial e/ ou telefónico, com o intuito de diminuir o tempo de espera. Nestes casos, existe uma equipa dedicada em exclusivo ao atendimento telefónico, que efetua a chamada para o número indicado. Para solicitações de atendimento presencial é comunicado aos requerentes o dia e hora em que deverão comparecer nas instalações da ERS.

Os dados agora divulgados mostram que no caso dos telefonemas, 59% das chamadas estavam relacionadas com o registo e 21% com o licenciamento. Quanto ao atendimento nas instalações da ERS, verificou-se que em 59% dos casos o assunto era o registo e em 33% das situações eram dúvidas acerca do licenciamento.

Os dados encontram-se disponíveis para consulta, podendo aceder à newsletter da ERS (pdf).