Sala repleta e muitas dúvidas para esclarecer. Os jovens médicos dentistas não faltaram ao Curso de Introdução à Atividade Profissional, que decorreu no Porto. Como é habitual, a OMD organiza duas sessões e a próxima será em Lisboa, segunda-feira, dia 12, no Vintage House Hotel Lisboa.

No Porto Palácio Hotel, no Porto, os participantes tiveram a oportunidade de desmistificar várias questões relacionadas com a profissão. “Estas sessões são bastante esclarecedoras, pois disponibilizam informações sobre a Ordem do Médicos Dentistas e o que fazer para nos introduzirmos realmente no mundo do trabalho, bem como sobre a parte fiscal e os estágios profissionais, que neste momento parecem ser a grande alternativa e a grande introdução no mundo do trabalho”, explicou Carolina Santos, recém-diplomada em medicina dentária.

O Curso de Introdução à Atividade Profissional abordou diversas questões, nomeadamente relacionadas com o acesso e exercício da profissão, questões éticas e deontológicas, aspetos legais e jurídicos, enquadramento fiscal e empregabilidade. Temas “bastante interessantes”, pois segundo Bárbara Costa, recém-diplomada, “há algumas informações às quais não temos acesso, por exemplo na faculdade, em determinadas áreas, como é o caso da parte ética”.

O curso destina-se a recém-inscritos na Ordem dos Médicos Dentistas e estudantes finalistas de medicina dentária. As inscrições para a sessão de Lisboa estão abertas, pelo que os interessados ainda podem reservar o seu lugar. A participação no curso a decorrer na capital é gratuita e é necessária inscrição.

 

Curso de introdução à atividade profissional na voz dos participantes:

 

Mariana Cruz

“Vim a este encontro para tirar algumas dúvidas que nós, como recém-licenciados, normalmente temos e queremos que nos esclareçam para que possamos compreender melhor o que é entrar no mundo do trabalho. A sessão está a ser útil para mim, para clarificar algumas dúvidas que tinha acerca do cheque-dentista, dos estágios e outras burocracias que não seriam esclarecidas se não viesse a esta conferência. Neste momento, estou aberta a perspetivas fora do país, talvez Alemanha, uma vez que estive a aprender alemão.”

 

 

 

 

 

 

 

 

Quase meia centena de participantes assistiu ao curso de Introdução à Atividade Profissional


Inês Magalhães

“Inscrevi-me neste evento porque tinha algumas dúvidas acerca da inserção no mercado de trabalho e, como não estou a trabalhar, quero conhecer as oportunidades. Está a ser útil. Como acabei o curso há relativamente pouco tempo, está tudo em aberto. Mas se não conseguir nada em concreto em cerca de seis meses, talvez pondere o estrangeiro.”

 

 

 

 

 

Carolina Santos

“Acho que neste momento ainda estamos um bocadinho inexperientes e não temos o conhecimento ideal, digamos, para nos introduzirmos no mundo do trabalho. A sessão tem sido muito útil, mesmo em termos de assuntos como as prescrições e os atestados, que são sempre questões que nós como médicos dentistas não estamos tanto alerta e são sempre sessões muito boas. Neste momento, quero começar a trabalhar e o estágio pode ser um início de carreira, que por enquanto estará centrada em Portugal.”

 

 

 

 

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, apresentou o tema “A profissão em Portugal”

Rui Fernandes

“Inscrevi-me para ter mais noção sobre o que tenho que fazer para exercer, para entrar no mercado de trabalho e é sempre útil estar atualizado sobre o exercício profissional, ainda mais agora que está difícil. Tento sempre ver o que posso fazer melhor, o que dá para completar ou para fazer de forma diferente. Tenho mais perspetivas no estrangeiro do que cá. É uma possibilidade forte, especialmente França ou Holanda. Vou também ver oportunidades cá, comparar e ponderar onde posso ir buscar mais experiência e aprender.”

 

 

 

 

 

 

Paulo Ribeiro de Melo, secretário-geral da OMD, abordou a questão “O que necessito para iniciar a profissão de médico dentista”

Bárbara Costa

“Está a ser bastante interessante, pois temos acesso a toda a informação, sobre o que é necessário para nos inscrevermos na Ordem dos Médicos Dentistas. Quanto a perspetivas para o futuro, queria fazer alguns cursos, pois ainda não temos muito à-vontade em algumas áreas específicas. Para já a escolha é Portugal.”

 

 

 

 

 

 

Jane Murugi

“Sou do Quénia e terminei o curso em Portugal, onde estou há dois anos. Estas sessões são úteis para saber o que vou encontrar cá e como tudo funciona. São informações muito importantes.”

 

 

 

 

 

Filipa Carvalho Marques, diretora do departamento Jurídico da OMD, apresentou “Aspetos legais e jurídicos do exercício da profissão”, bem como “Medidas de apoio ao primeiro emprego”

Marta Mendes, da WealtHeritage, abordou o “Enquadramento fiscal da atividade”

 

 

 

 

 

Humberto Santos Silva, coordenador do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas, falou de
empregabilidade e “Opções de exercício profissional no estrangeiro”