A cerimónia decorreu a 24 de setembro, em Bangkok, durante o Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional. Patrick Hescot foi empossado durante a reunião da Assembleia Geral da FDI e referiu que “assumir o mandato de presidente da FDI exige energia e compromisso, bem como dedicação para uma estreita colaboração com os amigos e colegas das associações de medicina dentária de todo o mundo”.

“Hoje os médicos dentistas são a chave para os players socioeconómicos com responsabilidades para a qualidade de vida dos nossos pacientes. Uma boa saúde oral é uma parte essencial do bem-estar e um direito fundamental de todas as pessoas”, concluiu, acrescentando que “esta será a mensagem que, durante o meu mandato, vou comunicar aos vários Governos, às instituições internacionais, como a OMS (Organização Mundial de Saúde), e aos meios de comunicação social”.

O novo presidente definiu como metas o reforço da “comunicação entre a FDI e os seus membros, por um lado, mantendo-os constantemente atualizados sobre o que a FDI está fazer em seu nome e, por outro, dar o devido valor ao trabalho de cada membro da associação, a nível nacional e regional”. Patrick Hescot considera que se está perante um “ponto de viragem” em que é necessário “afastar a imagem do ‘super-técnico’ e reposicionar o médico dentista como um profissional de pleno direito médico, com um papel central na saúde oral”. “O meu objetivo será devolver a saúde oral ao seu legítimo lugar na medicina, em particular, e na vida, em geral”, defende.

Patrick Hescot tem nacionalidade francesa e está envolvido em projetos da FDI há mais de 20 anos. Foi presidente da ERO, integrou o Conselho da FDI desde 2007 e, em 2013, foi designado presidente-eleito deste organismo. Atualmente preside o Observatório da FDI e o grupo “Strategy for Africa Task Teams”. É ainda especialista em saúde oral e diretor de um centro de colaboração da OMS. Patrick Hescot foi também presidente da União Francesa de Saúde Oral (Union Française de Santé Bucco-Dentaire) e secretário-geral da Associação Dentária Francesa (Association Dentaire Française).

Na Assembleia Geral da FDI, Kathryn Kell foi nomeada presidente-eleita e o secretário-geral da OMD, Paulo Ribeiro de Melo, foi reeleito vice-presidente do Comité de Saúde Pública da FDI (Public Health Committee).