O cancro oral é o tema central de uma reunião que o MEPs Against Cancer (MAC), grupo informal de eurodeputados que desenvolvem ações contra o cancro, vai organizar a 23 de junho, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

O lema do encontro é Oral Cancer: Dentists saving lives. A iniciativa é organizada pelo MAC em parceria com o Council of European Dentists (CED) e a Association of European Cancer Leagues (ECL).

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) participará no encontro, sendo representada pelo médico dentista Pedro Ferreira Trancoso, membro do Conselho Diretivo da OMD e da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO).

O evento tem como objetivo promover a consciencialização para a importância da deteção precoce e tratamento do cancro oral, bem como destacar o papel do médico dentista nesta matéria.

O encontro insere-se no plano estratégico dos deputados do Parlamento Europeu que integram o grupo MEPs Against Cancer, cujas metas para a legislatura 2014–2019 passam pela redução da incidência do cancro através da promoção da prevenção e da redução da mortalidade, criando condições para o acesso equitativo a tratamentos de elevada qualidade e garantir o bem-estar dos pacientes com cancro e daqueles que venceram a doença.

O MAC reúne um conjunto de eurodeputados que assumiram o compromisso de desenvolver ações para melhorar a prevenção e controlo do cancro na Europa, convictos de que a cooperação europeia acrescentará valor às atividades dos seus Estados-membros. Trabalham em conjunto com o Conselho e Comissão Europeia e uma série de organizações, no sentido de reduzir a incidência de cancro em 15% até 2020.

O CED é uma organização representativa da profissão de médico dentista na União Europeia, que atualmente representa mais de 340 mil dentistas de 32 associações dentárias nacionais.