O Council of European Dentists (CED) apresentou o relatório anual das atividades desenvolvidas em 2014. Intitulado “CED em ano eleitoral”, o documento resume a ação da organização no contexto das eleições para o Parlamento Europeu e da nova Comissão Europeia.

No relatório constam as resoluções políticas adotadas no ano anterior e que se dividem nas seguintes áreas: controlo de infeção e gestão de resíduos na medicina dentária, resistência antimicrobiana, avaliação online de médicos dentistas e estágio profissional.

As decisões tomadas pelo CED ao longo de 2014 visam promover elevados padrões de qualidade nos cuidados de saúde e defender a segurança do paciente em toda a Europa, através de contactos regulares com outras organizações europeias e instituições da União Europeia.

O documento dá ainda destaque às atividades desenvolvidas pelos diversos grupos de trabalho do CED, entre os quais o da “Educação e Qualificação Profissional”, presidido por Paulo Ribeiro de Melo, secretário-geral da OMD. Ao longo do último ano, foi preparada uma resolução sobre estágio profissional adotado pela Assembleia-Geral de Atenas. O grupo chegou a acordo com a Association of Dental Education in Europe e tomou uma posição conjunta face às competências dos dentistas e renovou a cooperação com a European Dental Student’s Association.

Em colaboração com estas e outras associações europeias de profissionais da saúde, o CED colaborou no desenvolvimento para a Comissão Europeia de um estudo sobre a formação contínua para profissões do setor da saúde na União Europeia. O grupo presidido por Paulo Ribeiro de Melo colaborou ainda com o projeto ESCO, contribuindo com a descrição das profissões da área de saúde oral.

Para este ano, há o compromisso de continuar a acompanhar os desenvolvimentos da implementação da Diretiva de Qualificações Profissionais, nomeadamente os relacionados com Cartão Profissional Europeu.

O CED representa mais de 340 mil médicos dentistas de 32 ordens ou associações profissionais de medicina dentária provenientes de 30 países europeus. Sedeado em Bruxelas, o conselho foi fundado em 1961 com a missão de orientar a Comissão Europeia acerca das questões relacionadas com a profissão de médico dentista.

Poderá consultar online o relatório anual do CED 2014 (pdf).