A Ordem dos Médicos Dentistas representou Portugal na recente reunião da European Regional Organization (ERO), que decorreu na Geórgia, de 24 a 25 de abril. A ERO é a entidade representante de todos os países europeus (incluindo os que não integram a União Europeia) na FDI World Dental Federation.

A comitiva portuguesa, composta pelos médicos dentistas Paulo Ribeiro de Melo e Patrícia Manarte Monteiro, participou na reunião da ERO e respetiva Assembleia Geral, na qual foram aprovadas resoluções relacionadas com o exercício da profissão e que serão tornadas públicas nos próximos meses.

Patrícia Manarte Monteiro integrou ainda o grupo de trabalho de “Qualidade em medicina dentária”, enquanto Paulo Ribeiro de Melo esteve na reunião setorial dos grupos de trabalho de “Educação continua médica” e de “Relações entre os dédicos dentistas e as faculdades”.

A European Regional Organization tem como função a promoção da medicina dentária enquanto profissão independente e baseada na liberdade de escolha entre pacientes e médicos dentistas. Por outro lado, assume a missão de apoiar todos os membros na disponibilização de melhores soluções de cuidados de saúde oral aos seus pacientes. A ERO é responsável por prestar suporte profissional e ético na definição de políticas de saúde de toda a Europa e dos respetivos países membros.

O encontro da Geórgia serviu para reunir os participantes de vários países numa ação de cooperação e abordagem das questões transversais da medicina dentária: investigação, saúde pública, educação e prática clínica.

À saída do encontro, Paulo Ribeiro de Melo referiu que “foram aprovadas resoluções importantes na defesa da prática liberal da profissão e na identificação das competências de cada profissional que deve integrar a equipa de saúde oral, no contexto europeu”.

A organização integra atualmente 36 países membros e é responsável por desenvolver políticas, relatórios e resoluções para submissão à FDI World Dental Federation.