A Assembleia Geral Ordinária da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) esteve reunida, conforme convocatória, a 18 de abril, pelas 17h00, em Lisboa, com o objetivo de analisar e votar o Relatório e Contas, relativo ao exercício de 2014 da OMD.

Marcaram presença em Assembleia Geral 27 associados e ainda 142 profissionais representados por procuração.

A sessão ficou marcada pela apresentação das atividades desenvolvidas pela OMD nas suas diferentes áreas de intervenção, bem como dos mapas de controlo de execução orçamental, balanço e demonstração de resultados.

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir à apresentação detalhada do trabalho implementado no âmbito da política de saúde oral que tem vindo a ser divulgado pelos meios institucionais de informação da OMD. É disso exemplo a participação ativa da OMD nas reuniões da comissão de acompanhamento externa do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral do Ministério da Saúde, conhecido por cheque dentista.

Ainda durante a Assembleia Geral, foi prestada informação acerca da continuidade da implementação do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO).

Por outro lado, a OMD apresentou as ações desenvolvidas pelos órgãos sociais, bem como o relatório das atividades dos departamentos internos: jurídico, comunicação e imagem e administrativo.

Entre outros temas, foram focadas as iniciativas institucionais de algumas das estruturas científicas e consultivas da OMD, tal como a Comissão Científica da OMD, o Centro de Formação Contínua e o Conselho dos Jovens Médicos Dentistas.

No final dos trabalhos, o Relatório e Contas foi aprovado por unanimidade dos 21 médicos dentistas presentes e dos 125 representados.

A Mesa da Assembleia Geral foi constituída pelo presidente João Caramês, pela vice-presidente Natália Lucas Nunes e pelos secretários Joel Ribeiro dos Santos e Luís Vidal.


Mesa da Conselho Fiscal com Cassiano Scapini, vogal, Ana Cristina Mano Azul, presidente (centro), e Cristina Trigo Cabral, vogal.