A nova orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre açúcar, publicada a 4 de março, sob o título original “Sugars intake for adults and children” (pdf), recomenda que adultos e crianças reduzam o consumo diário de açúcares livres para menos de 10% do seu consumo diário de energia. Uma redução diária para 5% ou aproximadamente 25g (6 colheres de chá), proporcionaria benefícios de saúde acrescidos, defende a organização.

Esta posição foi recebida com satisfação pela comunidade médico dentária internacional. A Federação Dentária Internacional (FDI) também aproveitou para, em resposta à consulta pública da OMS realizada em 2014, reiterar que as doenças orais são uma componente integral da carga global das doenças não transmissíveis (pdf).

“A saúde oral é um direito humano fundamental e deve receber o devido reconhecimento na implementação do Plano de Ação para as Doenças Não Transmissíveis [consulte o Manual de intervenção para as doenças crónicas em português] assim como em planos futuros da OMS para o combate às doenças não transmissíveis”, lembrou a FDI.

De acordo com o Francesco Branca, diretor do departamento “Nutrition for Health and Development” da OMS, “há prova evidente que manter o consumo de açúcar em menos de 10% do consumo diário de energia, reduz o risco de excesso de peso, obesidade e cáries dentárias. Implementar alterações às políticas que apoiem esta evidência será fundamental para que os Países possam efetivamente cumprir o compromisso de reduzir a carga das doenças não transmissíveis.

Consulte o comunicado da OMS: “WHO calls on countries to reduce sugars intake among adults and children”.