O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).

A cerimónia de entrega desta que é a mais alta distinção da OMD decorreu esta tarde, 20 de fevereiro de 2015, no Funchal, na sede do Governo Regional da Madeira. O Conselho Diretivo da OMD decidiu atribuir, por unanimidade, esta distinção.

Este galardão é atribuído sempre que, no entender da OMD, a ação profissional, académica ou política de um cidadão, seja qual for a sua área profissional de atuação, tenha contribuído ou contribua de forma relevante e inequívoca para o desenvolvimento da medicina dentária e melhores condições para a saúde oral em Portugal, seja a nível técnico e/ou científico, seja para a defesa da saúde pública.


O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva (à esquerda), entrega a medalha de ouro da OMD ao presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

 

Gil Fernandes Alves, o representante da Região Autónoma da Madeira na OMD, realça que “quando Alberto João Jardim assumiu o cargo de presidente da Região Autónoma da Madeira em 1978 os cuidados de saúde oral eram arcaicos e quase inexistentes, um panorama que mudou radicalmente”.

Entre os projetos implementados durante os mandatos de Alberto João Jardim à frente do Governo Regional da Madeira, Gil Fernandes Alves refere a “implementação, em parceria com a OMD, de um sistema de convenção/comparticipação para tratamentos preventivos, curativos e de reabilitação de medicina dentária, para os utentes do Serviço Regional de Saúde e da ADSE”.

Gil Fernandes Alves destaca ainda “a criação em 1995 do Programa de Promoção de Saúde Oral da Região Autónoma da Madeira, também em parceria com a OMD, e a inclusão, em 2010, de médicos dentistas e higienista oral no Serviço de Estomatologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, bem como a contratação de equipas de saúde oral para os centros de saúde do Bom Jesus, Porto Santo e Porto Moniz”.

De salientar ainda as vistorias, pioneiras em Portugal, a todos os locais privados onde eram exercidas práticas de saúde oral.


Da esquerda para a direita, Gil Fernandes Alves (representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD), Alexandra Abreu (membro do Centro de Formação Contínua), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD) e Alberto João Jardim (presidente do Governo Regional da Madeira).

 


Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas