A Comissão Europeia publicou recentemente um estudo relativo à revisão e mapeamento do desenvolvimento profissional contínuo e formação contínua para os profissionais de saúde na União Europeia. Consulte o documento integral em PDF (5 mb).

O Council of European Dentists (CED), organização que representa 340 mil médicos dentistas de 32 associações dentárias europeias, integrou o consórcio que preparou o estudo, tendo como base a informação recebida dos seus membros, através de questionários online.

“Agradecemos aos membros do Grupo de Trabalho do CED para a Educação, sob a presidência de Constantine Oulis e Paulo Ribeiro de Melo, pelos contributos para o alinhamento do questionário e pelas recomendações políticas”, registou o CED.

O estudo foi aclamado pela Comissão Europeia como “único” pelo facto de ser o primeiro estudo a analisar em conjunto as cinco profissões de saúde (médicos dentistas, médicos, enfermeiros, parteiras e farmacêuticos).

Para além de uma análise transversal, o estudo contém o perfil de cada país, bem como recomendações para atividades futuras relacionadas com o desenvolvimento profissional contínuo (DPC) a diferentes níveis (ver páginas 437–440 do estudo).

O estudo foi analisado (antes da publicação) na última reunião do Grupo de Trabalho dos Profissionais de Saúde da UE, realizado em 24 de novembro de 2014, onde estiveram presentes, representantes dos ministérios de saúde de cada país membro.

No geral, estavam todos muito interessados em continuar a analisar o DPC. Para este efeito, a Comissão Europeia pretende criar um sub-grupo do referido grupo de trabalho que irá reunir nos próximos meses e que contará com a participação do CED.