A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai integrar um grupo de trabalho para a implementação do Projeto de Intervenção Precoce do Cancro Oral (PIPCO) na Região Autónoma da Madeira.

O Governo Regional da Madeira já aprovou a criação deste grupo de trabalho que irá estudar e definir a execução no terreno do PIPCO, tendo em conta o sistema misto (público-privado) da medicina dentária na região.

No estudo, que o grupo de trabalho irá realizar, será definida a metodologia da deteção precoce, os procedimentos de referenciação, a preparação dos recursos, a resposta laboratorial e da área de especialização oncológica.

Gil Fernandes Alves, o representante da OMD na Região Autónoma Madeira, considera que “a criação deste grupo de trabalho é um passo decisivo e essencial para a implementação deste programa na Madeira. O cancro oral é um dos mais mortíferos devido à sua deteção tardia. Acreditamos que a implementação do PIPCO vai permitir reduzir custos e salvar vidas porque quando diagnosticado precocemente o cancro oral pode ser tratado”.

O tabaco é um dos maiores fatores de risco do cancro oral, que afeta sobretudo homens com mais de 45 anos.


Funchal, 20 de fevereiro de 2015. Alberto João Jardim recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas. Da esquerda para a direita, Luís Nuno Olim (chefe de gabinete do presidente do Governo Regional), Alexandra Abreu (membro do Centro de Formação Contínua), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas), Alberto João Jardim (presidente do Governo Regional da Madeira), Gil Fernandes Alves (representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD) e Francisco Jardim Ramos (secretário Regional dos Assuntos Sociais).

 

Consultar reportagem no Jornal da Madeira, 25 de fevereiro 2015 (pdf).