O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) já é membro honorário do Consejo General de Dentistas de España.

Numa cerimónia que decorreu em Madrid, Orlando Monteiro da Silva foi homenageado pela entidade pública espanhola, que desde 1930 regula os médicos dentistas em Espanha e representa atualmente mais de 33 mil profissionais.

A direção do Consejo Dentistas considera que esta distinção é uma homenagem a “uma extensa e magnífica carreira em benefício da profissão de médico dentista, com um trabalho que sem dúvida muito contribuiu para levar o nível da profissão a patamares muito elevados”.

O bastonário da OMD, Orlando Monteiro da Silva, afirma que “esta distinção é especialmente importante porque foi decidida pelas representações de todas as Regiões da profissão em Espanha. Reconhece a defesa de ideias comuns de defesa do exercício da medicina dentária em ambos os países, como a ética e a qualidade. Objetivos partilhados entre o Ilustre Consejo General de Colegios Oficiales de Odontólogos y Estomatólogos de Espana e a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal.”

Orlando Monteiro da Silva licenciou-se, em 1987, em Medicina Dentária, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e desde então tem dedicado grande parte do seu tempo à promoção da profissão e da saúde oral em todo o mundo. Foi presidente da FDI – Federação Dentaria Internacional, organização que representa mais de um milhão de médicos dentistas de todos os continentes, e presidente do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas. Atualmente é ainda vice-presidente da Associação Dentária Lusófona e presidente do CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais.


Da esquerda para direita, Óscar Castro Reino, presidente del Consejo General de Dentistas de España, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Juan Carlos Llodra Calvo, secretario del Consejo General de Dentistas de España.


Audiência com ilustres representantes da profissão de toda a Espanha.