À semelhança do ano letivo anterior, estão a decorrer, mais uma vez, as sessões de esclarecimento do Conselho Deontológico e de Disciplina (CDD) sobre ética e deontologia dirigidas aos finalistas dos cursos de mestrado integrado em medicina dentária.

Nos passados dias 15 e 16 de dezembro de 2014, em sessões muito participadas, o presidente do CDD, Luís Filipe Correia, esteve presente no Instituto Superior de Ciências do Norte e na Universidade Católica de Viseu onde aproveitou a oportunidade para sensibilizar para a importância dos temas relacionados com a ética e deontologia no exercício da profissão.

Assumindo a deontologia um papel preponderante na vida profissional do médico dentista, considerou o CDD que a sensibilização para este tipo de matéria dos alunos finalistas de medicina dentária seria absolutamente crucial, tomando em consideração uma futura inscrição na Ordem dos Médicos Dentistas.

Durante os encontros, foram abordados diversos temas, tais como noções de ética e deontologia dos médicos dentistas, competências estatutárias e regulamentação do CDD, acção disciplinar, deveres dos médicos dentistas para com os doentes, e ainda, discussão de casos práticos.

Brevemente, outras sessões vão decorrer nas demais faculdades de medicina dentária.