Per-Ingvar Brånemark, um dos mais reputados profissionais da medicina dentária em todo o mundo, faleceu sábado aos 85 anos. Nascido na Suécia em 1929, Per-Ingvar Brånemark era um cirurgião ortopédico que fica para a história da medicina dentária como o pai da implantologia moderna.

As suas investigações sobre a utilização de titânio como prótese deram origem à descoberta da ósseo-integração que revolucionou a implantologia, oferecendo novas soluções à medicina dentária.

A descoberta de Per-Ingvar Brånemark foi aclamada no início da década de 80 na Convenção de Toronto, em que, pela primeira vez, foi apresentada uma compilação de todo o trabalho desenvolvido pelo investigador sueco nos últimos 15 anos. Em 1989 fundou, em Gotemburgo, o Brånemark Osseointegration Center, que hoje tem delegações em 10 países.

Entre os inúmeros prémios e nomeações que recebeu destacam-se a candidatura ao Prémio Nobel da Medicina e a atribuição, em 1992, do Prémio da Sociedade Sueca Soederberg de Medicina, considerado o mini-Nobel. Recebeu a medalha da Academia Sueca de Engenheiros e a medalha da Medicina Dentária da Harvard School. Recebeu também mais de 30 títulos Honoris Causa de universidades de todo o mundo. Há três anos recebeu o Prémio de Inventor Europeu do ano, um dos mais importantes prémios da Europa na área da investigação.

A Ordem dos Médicos Dentistas endereça à família sentidas condolências, associando-se, assim, neste momento de pesar.