A sessão solene dos congressos da Ordem dos Médicos Dentistas é a cerimónia onde os médicos dentistas se juntam para fazer o balanço do ano que está para terminar e, igualmente, perspectivar os desafios que terão de enfrentar no futuro.

Abaixo encontra um vídeo da gravação integral da sessão solene, acompanhado por fotografias que resumem o que lá se passou.

Assista às intervenções de Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup (Instituto de Patologia e Imunologogia Molecular da Universidade do Porto), de Castanheira Nunes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., em representação do ministro da Saúde Paulo Macedo, de Gil Fernandes Alves, presidente da Comissão Organizadora do XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, e de Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que, entre outros temas de interesse para a classe, apresentou o Barómetro da Saúde Oral.

No final, conheça ainda os vencedores das melhores comunicações e pósteres apresentados este ano no congresso.

 


Mesa da sessão solene composta por, da esquerda para a direita, Ana Cristina Mano Azul, Luís Filipe Correia, Paulo Ribeiro de Melo, Castanheira Nunes, Orlando Monteiro da Silva, Francisco Jardim Ramos, João Caramês, Sobrinho Simões e Ricardo Faria e Almeida, e Gil Fernandes Alves (não visível nesta fotografia).


Gil Fernandes Alves, presidente da Comissão Organizadora do XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, a discursar na sessão solene. Consulte o discurso em PDF.


Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas: “Só o trabalho árduo, o esforço, a excelência têm permitido à nossa profissão lidar com a crise, resistir estoicamente. Esperemos que esta fase de recuperação, que sempre se segue a qualquer crise  e que muitos sentem, traga aos médicos dentistas as perspetivas profissionais que legitimamente almejam e merecem. Contamos para tal, como se viu, com o mais importante: a confiança dos cidadãos”. Consulte o discurso em PDF.


A sessão solene decorreu a 7 de novembro de 2014 no maior auditório da Exponor, em Matosinhos, Porto.


Ana Cristina Mano Azul, presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Médicos Dentistas, e Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas.


Da esquerda para a direita, Paulo Ribeiro de Melo, secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas, Castanheira Nunes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., em representação do ministro da Saúde, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, e Francisco Jardim Ramos, secretário Regional dos Assuntos Sociais da Região Autónoma da Madeira.


João Caramês, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas.


Ricardo Faria e Almeida, presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas, e Gil Fernandes Alves, na qualidade de presidente da Comissão Organizadora do XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.


Gil Fernandes Alves, presidente da Comissão Organizadora do XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, na mensagem de agradecimento, destacou que “a nível científico, os temas escolhidos mereceram, da parte dos colegas e conferencistas nacionais e estrangeiros, rasgados elogios, traduzindo-se numa significativa assistência em todos os auditórios.” E acrescentou: “Findo o congresso, em nome da Comissão Organizadora e Científica, queremos vos dizer que a nossa maior satisfação, foi o sorriso que encontrámos no rosto de cada um de vós.”


Sobrinho Simões, diretor do Ipatimup (Instituto de Patologia e Imunologogia Molecular da Universidade do Porto).


Castanheira Nunes, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., em representação do ministro da Saúde Paulo Macedo.


Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, apresentou, durante o seu discurso, o Barómetro da Saúde Oral (www.omd.pt/barometro), integrado no Observatório da Saúde Oral.

 

 

Durante a sessão solene também foram entregues os prémios para melhores comunicações e pósteres apresentados no XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas.


Eunice Virgínia Carrilho foi a vencedora da melhor comunicação de investigação. Recebeu o prémio do secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas, Paulo Ribeiro de Melo.


Eugénio Miguel Zeferino Pereira (à direita) foi o vencedor da melhor comunicação oral em formato vídeo. Recebeu o prémio do presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Médicos Dentistas, João Caramês.


Francisco Fernandes do Vale (à direita) foi o vencedor do melhor póster de investigação. Recebeu o prémio do presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina da Ordem dos Médicos Dentistas, Luís Filipe Correia.


Francisco Correia (à direita) foi o vencedor do melhor póster de casos clínicos. Recebeu o prémio do presidente da Comissão Científica da Ordem dos Médicos Dentistas, Ricardo Faria e Almeida.


Liliana Teixeira (à direita) foi a vencedora do melhor póster de revisão. Recebeu o prémio da presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Médicos Dentistas, Ana Cristina Mano Azul.