O livro “Saúde Oral e Alimentação”, promovido pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) e pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), foi apresentado numa cerimónia que decorreu na Escola das Laranjeiras, em Lisboa, numa iniciativa promovida pela biblioteca escolar e pela Câmara Municipal de Lisboa.

O livro lançado pela Direção-Geral da Saúde foi escrito em linguagem acessível e com ilustrações de grande qualidade e destina-se a todos os públicos, incluindo crianças, professores e os profissionais de saúde que trabalham na área.

É uma iniciativa integrada no projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), um projeto iniciado em 2012 e desenvolvido em parceria pela Direção-Geral da Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.

O objetivo do livro é incentivar a prevenção das doenças orais desde a mais tenra idade. Em Portugal existem cerca de 1 milhão de portugueses com obesidade, muitos dos quais sofrem de cárie dentária que é a doença oral mais prevalente entre as crianças e os jovens.

A obesidade infantil triplicou no espaço europeu desde a década de 80, afetando sobretudo crianças oriundas das classes sociais mais desfavorecidas. Portugal é um dos países em que esta tendência de crescimento da obesidade infantil mais se tem acentuado.

O consumo regular de alimentos e bebidas com açúcar e uma higiene oral pouco cuidada são exemplos de práticas diárias com grande influência no aparecimento de obesidade e de doenças orais.

No livro agora lançado, as crianças aprendem através de perguntas simples e diretas quais são os melhores alimentos e as melhores técnicas de higiene oral. As respostas indicam de forma precisa e divertida quais os melhores alimentos para proteger os dentes e as gengivas, aqueles que devem evitar ingerir com regularidade e os cuidados de higiene oral que devem ter diariamente.

Sem nunca proibir nenhum alimento, o livro explica os motivos porque alguns alimentos devem ser ingeridos diariamente e a várias refeições, porque é que alguns alimentos requerem alguma contenção e as razões porque outros alimentos devem ser evitados, ainda que possa haver exceções por exemplo em dias de festas.

Os professores desempenham um papel muito importante na vida das crianças e o livro também se destina a eles e apela à sua colaboração.

O livro inclui uma ficha chamada de “O meu diário alimentar” em que as crianças são desafiadas a escrever diariamente todos os alimentos e bebidas consumidos a todas as refeições. Os professores são convidados a entregar a ficha aos alunos e a ajudar no seu preenchimento. A ficha inclui uma coluna em que os alunos escolhem um smile para colocar em frente aos alimentos consumidos, escolhendo entre um grande sorriso e um smile muito irritado.

O livro e a ficha estão disponíveis em www.sobe.pt.