O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) vai ser homenageado em Espanha, em dezembro. Orlando Monteiro da Silva vai ser nomeado membro honorário do Consejo General de Dentistas de España, a entidade pública que desde 1930 regula a profissão em Espanha e que representa atualmente mais de 33 mil médicos dentistas.

A direção do Consejo Dentistas anunciou que esta nomeação tem por objetivo distinguir “uma extensa e magnífica carreira em benefício da profissão de médico dentista, com um trabalho que sem dúvida muito contribuiu para levar o nível da profissão a patamares muito elevados”.

A cerimónia de homenagem a Orlando Monteiro da Silva decorre num hotel da capital espanhola, pelas 20h30, a 19 de dezembro.

Orlando Monteiro da Silva licenciou-se, em 1987, em Medicina Dentária, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, e desde então tem dedicado grande parte do seu tempo à promoção da profissão e da saúde oral em todo o mundo. Foi presidente da FDI – Federação Dentaria Internacional, organização que representa mais de um milhão de médicos dentistas de todos os continentes, e presidente do Conselho Europeu dos Médicos Dentistas. Atualmente é ainda vice-presidente da Associação Dentária Lusófona e presidente do CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais.