Trata-se de um documento absolutamente inédito, com validade estatística e que pela primeira vez permite tirar ilações sobre a saúde oral dos portugueses, o que pensam dela e como olham para os médicos dentistas. O barómetro foi realizado pela consultora QSP em todo o País, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

As conclusões do Barómetro são surpreendentes, revelam dados preocupantes e mostram que há ainda um caminho a percorrer na promoção da saúde oral como parte integrante da saúde em geral.

Se 97,3% dos inquiridos afirmam ter por hábito escovar os dentes diariamente, 70% dos portugueses têm falta de dentes naturais e 7% não tem qualquer dente natural. 29,5% Dos inquiridos não vão ao médico dentista ou apenas vão em caso de urgência ou dor.

O acesso a cuidados de medicina dentária ainda representa uma barreira para a população mais vulnerável e o Barómetro mostra que a atual conjuntura económico-financeira veio agravar a situação.

As conclusões revelam ainda que 93,5% portugueses estão satisfeitos com o seu médico dentista e que 63,7% nunca mudou de médico dentista. A confiança no médico dentista é o principal fator de fidelização, mas apenas 0,1% admitiu ir a um médico dentista por recomendação de outro médico.

A promoção e a defesa da Saúde Oral e dos seus profissionais são a essência da Ordem dos Médicos Dentistas. Ao longo dos anos, as nossas organizações têm trabalhado em conjunto nesta promoção e defesa de um bem maior de todos nós, acreditamos que o Barómetro Nacional da Saúde Oral, que agora vos apresentamos, será uma ferramenta essencial para nos ajudar a implementar medidas com impacto efetivo na promoção e defesa da saúde oral.

As conclusões do Barómetro Nacional da Saúde Oral estão disponíveis em www.omd.pt/barometro.

 

Cobertura deste assunto na comunicação social: