O Barómetro da Saúde Oral, depois de apresentado em Portugal no último congresso, foi agora apresentado aos representantes da profissão a nível europeu, na Assembleia Geral do Council of European Dentists, que decorreu em Bruxelas a 21 de novembro. O projeto acolheu a aprovação e muito interesse das associações congéneres europeias.

Trata-se de um documento absolutamente inédito, com validade estatística e que pela primeira vez permite tirar ilações sobre a saúde oral dos portugueses, o que pensam dela e como olham para os médicos dentistas. As conclusões do Barómetro são surpreendentes, revelam dados preocupantes e mostram que há ainda um caminho a percorrer na promoção da saúde oral como parte integrante da saúde em geral.

A promoção e a defesa da Saúde Oral e dos seus profissionais são a essência da Ordem dos Médicos Dentistas. Ao longo dos anos, as nossas organizações têm trabalhado em conjunto nesta promoção e defesa de um bem maior de todos nós, acreditamos que o Barómetro Nacional da Saúde Oral, que agora vos apresentamos, será uma ferramenta essencial para nos ajudar a implementar medidas com impacto efetivo na promoção e defesa da saúde oral.

As conclusões do Barómetro Nacional da Saúde Oral estão disponíveis em www.omd.pt/barometro.

 

 


Assembleia Geral do Council of European Dentists.