Orlando Monteiro da Silva foi esta semana homenageado, em San Antonio, no Texas, no Congresso Anual da ADA – American Dental Association. O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) foi eleito membro honorário da ADA pelo conselho de curadores daquela que é a maior associação de medicina dentária dos EUA, com mais de 157 mil membros e fundada em 1859.

A presidente eleita da ADA, Maxine Feinberg, destacou “o trabalho desenvolvido por Orlando Monteiro da Silva como presidente da FDI – World Dental Federation e a forma como a sua liderança ajudou a transformar a FDI, guiando-a na direção certa em direção a uma maior segurança financeira”.

Maxime Feinberg salientou “os esforços desenvolvidos por Orlando Monteiro da Silva para aumentar o acesso aos cuidados de saúde oral. O seu incansável trabalho e empenho para melhorar a saúde oral em populações carentes de todo o mundo. A sua energia é inesgotável e contagiante e o Dr. Orlando deve ser uma inspiração para todos nós”.

Para o bastonário da OMD “ser nomeado membro honorário da ADA constitui uma enorme alegria. O trabalho realizado pela ADA na promoção da saúde oral, nos EUA e em todo o mundo, sempre foram uma fonte de inspiração para mim”.

No discurso que realizou durante a cerimónia de entrega da placa que simbolicamente marca a sua nomeação para membro honorário da ADA, Orlando Monteiro da Silva lembrou ainda que “a ADA tem estado na primeira linha de defesa dos médicos dentistas e da profissão nos EUA, sendo constantemente uma fonte de inspiração para o lançamento de batalhas semelhantes no meu País com a Ordem dos Médicos Dentistas, numa escala regional na União Europeia e mais tarde numa perspetiva global com a FDI.”

O bastonário da OMD enfatizou precisamente o papel vital da FDI para a saúde oral e seus profissionais, “com uma liderança única e insubstituível”, citando dois exemplos, “a inclusão da saúde oral na estratégia global para as doenças crónicas das Nações Unidas e a Convenção de Minamata sobre a utilização de mercúrio, em que as questões relacionadas com a saúde oral ficaram salvaguardadas apesar das circunstâncias muito exigentes.”

Orlando Monteiro da Silva considerou a distinção da ADA um enorme incentivo pessoal, mas sobretudo para as várias organizações que tem representado para que continuem a lutar e a promover o acesso à saúde oral.

Para além de um agradecimento ao conselho de curadores da ADA que lembrou ser “uma das mais antigas e mais respeitadas organizações profissionais de todo o mundo”, o bastonário da OMD deixou, perante um plateia cheia, um agradecimento especial a todos os que trabalharam com ele nos últimos anos, muitos deles presentes no congresso anual da ADA, e “uma palavra muito especial aos colegas em Portugal”.