FDI e S.O.C.H. unem esforços para “As Américas 2015”

23 de setembro

A FDI, juntamente com o membro associado, a Sociedade Odontológica do Chile (S.O.C.H.), uniram esforços para organizar o primeiro congresso regional “As Américas” em Santiago, Chile, de 26 a 28 Março de 2015.

O acordo de parceria foi assinado durante o Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI, em Istambul, Turquia, em 2013. O Congresso, que terá lugar apenas seis dias após o Dia Mundial da Saúde Oral 2015 (20 de março), tem por objetivo impulsionar a saúde oral e promover a higiene oral no Chile e em toda a América Latina.

A Dra. Tin Chun Wong, Presidente da FDI, afirmou: “Esperamos uma participação significativa dos países não só nas imediações, tais como Argentina, Brasil e Peru, mas também muito mais ao norte, como o México, Estados Unidos e até mesmo Canadá. ”As Américas“ ajudar-nos-á a alcançar uma melhor compreensão das opiniões e aspirações dos milhares de médicos dentistas num dos maiores mercados em crescimento para a profissão.”

O Professor Doutor Rudolph A. Mauricio R., Presidente da Comissão Organizadora e Presidente da Sociedade de Odontologia do Chile comentou: “Oferecemos uma plataforma dinâmica para atualizar conhecimentos na área dento-maxilo-facial, explorar novos avanços na tecnologia e promover uma maior aproximação entre nós. Convidámos vários oradores de renome para partilharem as suas experiências e conhecimentos.”

Além do Congresso, o Chile tem muito a oferecer aos visitantes, desde as belezas naturais das Ilhas Galápagos, aos majestosos Andes do sul, assim como bons vinhos e uma cozinha variada.

http://fdi2015lasamericascongress.cl/area-congreso/

 

Mensagem da presidente da FDI: Um congresso excecional

22 setembro de 2014

Para os membros e colegas da FDI que participaram no Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI 2014 em Nova Deli, espero que tenham tido uma confortável viagem de regresso. Espero que concordem que se tratou, em diversos aspetos, de um congresso excecional. De acordo com a contagem final, foram registados 19.437 participantes, incluindo várias centenas de registos internacionais no local. A Assembleia Dentária Mundial foi particularmente produtiva: tomámos uma série de decisões extremamente importantes, elegemos novos representantes da FDI, conselheiros e membros da comissão e progredimos em várias áreas-chave.

Se me pedissem, no entanto, para enumerar quatro ou cinco principais realizações, gostaria de focar, em primeiro lugar, a aprovação do Plano Estratégico 2014–2017 da FDI, que vai orientar o nosso trabalho ao longo dos próximos anos, começando com o orçamento de 2015, e portanto o nível de consenso entre os membros foi muito animador.

Em segundo lugar, gostaria de citar o lançamento da Plataforma de Informação de Saúde Oral Global, que, como sugerem os primeiros relatórios, foi divulgado pelos principais meios de comunicação nacionais e regionais; os nossos parceiros neste lançamento informaram-nos que estão igualmente otimistas em relação à cobertura internacional. Devemos estar muito orgulhosos da Plataforma de Informação, que abriu novos caminhos no campo da recolha, análise e comparação de dados sobre saúde oral e questões relacionadas, incluindo outras doenças não comunicáveis.

A terceira grande conquista é a adoção de novas declarações políticas. Já anteriormente afirmei que esta é uma das tarefas mais importantes da FDI e acredito firmemente que a obtenção de um consenso sobre as melhores práticas demonstra uma qualidade específica da nossa federação: a determinação para chegar a um acordo. Tal como sugerido durante a Assembleia Geral B, a Comissão Científica irá começar imediatamente a trabalhar numa versão atualizada do documento sobre implantes. Esta qualidade da FDI foi igualmente exposta no debate sobre sugestões e diretrizes da FDI para a implementação da Convenção de Minamata sobre Mercúrio, desenvolvidas para ajudar as associações dentárias nacionais e seus médicos dentistas a cumprir com as disposições sobre amálgama dentária constantes do Anexo A, Parte II.

Em quarto lugar, gostaria de destacar o alargamento da FDI para incluir três novos membros regulares, a Associação Moldava de Estomatologistas, a Associação Dentária da Tunísia e a Associação Dentária da Palestina. Tivemos ainda o prazer de aceitar candidaturas da Associação Americana de Educação Dentária e da Sociedade de Estomatologistas dos Balcãs como membros.

Para todos, bem-vindos à FDI: esperamos uma associação longa e frutífera. A todos os membros de FDI, espero que tenham disfrutado da estada em Nova Deli, tanto quanto eu. Estou ansiosa por reencontrá-los na próxima Assembleia Mundial Dentária, que terá lugar paralelamente ao Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI 2015 em Banguecoque (22–25 setembro 2015).

Melhores cumprimentos pessoais. 
Tin Chun Wong, 
Presidente da FDI

 

FDI 2015 Banguecoque – A saúde oral em exposição no FDI 2015 Banguecoque

24 de setembro

No seu discurso em Nova Deli, a 13 de setembro, o embaixador tailandês na Índia destacou a importância do 103º Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI para a saúde oral no seu país e para a região da Ásia-Pacífico em geral. Falando num almoço especial “FDI 2015 Banguecoque”, dissipou qualquer ansiedade sobre a recente turbulência política na Tailândia, salientando o regresso à normalidade e aos processos democráticos que antecederão as datas do congresso em setembro 2015.

O embaixador destacou, ainda, as credenciais de Banguecoque como um destino de negócios, bem como, o clima, a localização e as vantagens culturais da Tailândia para os viajantes de negócios e turistas. No seu discurso, a Presidente da FDI Dra. Tin Chun Wong apontou para o notável desempenho da Tailândia na área de saúde oral e cobertura universal de saúde.

Felicitou, ainda, a Tailândia pelo seu desempenho em matéria de igualdade de género: a proporção de médicos dentistas recém-registrados é de 69 mulheres para 31 homens, um recorde mundial.

 

FDI lança Plataforma de Informação de Saúde Oral Global

24 de setembro

A FDI lançou a sua Plataforma de Informação de Saúde Oral Global num evento especial para a comunicação social, realizado em 12 de setembro de 2014 no seu Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual, em Nova Deli (Greater Noida). A Plataforma de Informação, uma one-stop-shop única para a saúde oral, procura também preencher falhas críticas na informação da saúde oral, tais como estatísticas e indicadores, incluindo atualizações regulares sobre cada país, para se tornar a fonte mais abrangente de todas as informações de saúde oral disponíveis.

 

FDI publica folheto Materiais de Restauração Dentários e Convenção de Minamata sobre Mercúrio

23 de setembro

A FDI publicou um novo folheto sobre Materiais de Restauração Dentários e Convenção de Minamata sobre Mercúrio, destinado a associações dentárias nacionais e médicos dentistas individuais que procuram mais informações. O folheto tem como subtítulo Diretrizes para Implementação: no entanto, não é normativo nem prescritivo. Pelo contrário, tem em consideração a diversidade de opiniões dentro da comunidade dentária mundial, associações dentárias nacionais e médicos dentistas individuais. Contém informações básicas sobre as disposições da Convenção sobre amálgama dentária (Anexo A, Parte II) e sugestões sobre como cumprir, e, se for o caso, advogar junto das autoridades de saúde pública e dos meios de comunicação social.

O novo folheto foi apresentado à Assembleia Geral da FDI em 9 de setembro pelo Dr. Daniel Meyer da Associação Dentária Americana, observador da Equipa de Trabalho Amálgama Dentária e consultor da Comissão Científica. Tendo assistido a todas as cinco reuniões da Comissão de Negociação Intergovernamental 2009–2013, o Dr. Meyer é um especialista nas diversas versões e etapas que conduziram ao documento final.

A Convenção de Minamata sobre Mercúrio foi oficialmente assinada em Minamata, no Japão, em outubro de 2013 e entrará em vigor 90 dias após a 50ª ratificação. Até ao momento, mais de 100 países assinaram a Convenção e um, os Estados Unidos, ratificou.

 

FDI revela campanha Dia Mundial da Saúde Oral 2015 “Sorriso para a vida” em Nova Deli

23 de setembro

A FDI revelou a sua campanha Dia Mundial da Saúde Oral (DMSO) 2015 “Sorriso para a vida”, primeiro num almoço onde estavam expostos posters e outros materiais da campanha, e depois num fórum especial dos Funcionários de Ligação Nacional (FLN).

O tema de 2015 é “Sorriso para a Vida”, e une dois conceitos: ”um sorriso ao longo da vida“ e ”celebrando a vida”, ambos refletidos nos materiais de campanha – toolkit, modelos para imprensa e PowerPoint e, em breve, cartazes e banners – disponíveis para download em www.worldoralhealthday.org.

Era especialmente importante apresentar o DMSO no fórum NLO: Os NLO são responsáveis por manter comunicações bidirecionais entre a FDI e os seus membros, as associações dentárias nacionais. Os NLO desempenham, portanto, um papel fundamental para garantir o sucesso do Dia Mundial da Saúde Oral a nível nacional. As expetativas são elevadas para o próximo ano, já que 2014 foi o DMSO com maior sucesso, tendo sido celebrado em mais de 100 países em todos os continentes.

 

Relatório especial congresso 2014 – Participação excecional no Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI

23 setembro

A contagem final para o Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual da FDI (AWDC) é de 19.437 participantes, 1.836 trabalhos aceites, e 4409 de espaço de exposição com 496 expositores.

O AWDC- o 102º desde a fundação da FDI em 1900 – foi realizado em Nova Deli (Greater Noida), Índia, de 11 a 14 de setembro. Foi inaugurado pelo Presidente da Índia, Shri Pranab Mukherjee, refletindo a prioridade que o governo nacional atribui à saúde oral no contexto da campanha “Saúde Oral para todos até 2020”.

Revolução da saúde oral “O que precisamos hoje é uma revolução da saúde oral semelhante à Revolução Verde e Revolução Branca que aconteceram aqui no meu país”, disse o Presidente no seu discurso na cerimónia de boas-vindas. “Eu estou muito feliz que a IDA tenha estado na vanguarda da campanha para trazer uma revolução da saúde oral no país, juntamente com a FDI e os seus parceiros.”

As medidas recentemente anunciadas incluem um novo imposto sobre refrigerantes que contenham açúcar (orçamento, item 236), a criação de um instituto nacional de investigação e encaminhamento de estudos superiores de medicina dentária (rubrica orçamental 54), e novas instalações para tratamentos de cuidados de saúde oral.

 

FDI adota Plano Estratégico 2014–2017

23 de setembro As associações membro da FDI adotaram o Plano Estratégico FDI 2014–2017 durante a Assembleia Geral B, realizada em 13 setembro de 2014, em Nova Deli. Considerado realista e visionário, contém um programa de atividades destinado a assegurar o respeito pelas prioridades e compromissos estabelecidos. O plano é o resultado de uma reflexão de doze meses na FDI e beneficiou de contribuições significativas de todas as partes interessadas. Os detalhes finais foram elaborados durante um workshop especial realizado na Cidade do México, no contexto das reuniões semestrais da FDI.

Um papel de liderança

Ao apresentar o plano durante a Assembleia Geral A em 9 de setembro, o Presidente-eleito, Dr. Patrick Hescot, destacou a importância da FDI desempenhar um papel de liderança dentro da comunidade da saúde. Declarou que a estratégia deve estar focalizada no fortalecimento da filiação, como primeira prioridade; melhoria da comunicação para reforçar o papel de liderança da FDI para a promoção da saúde oral em todo o mundo; e fortalecimento da FDI como um todo. O Dr Hescot salientou a necessidade de desenvolver atividades para aumentar os recursos financeiros, tais como parcerias e educação contínua e fortalecer o modelo financeiro congresso.

Externamente, destacou a necessidade de identificar soluções para melhor atender comunidades carentes e fortalecer as relações com a OMS, ONU e outras organizações de saúde. Ao nível da administração, o Presidente-eleito reconheceu a necessidade de melhorar a formação e educação para que todos os voluntários possam trabalhar de forma mais eficaz – já que eles são a alma da FDI.

Incentivou a diversidade cultural dentro da FDI e expressou satisfação em verificar um número crescente de pessoas com diferentes origens culturais a candidatarem-se a cargos de liderança. Leia o Plano Estratégico 2014–2017 FDI.

 

FDI adota seis Declarações de Política

23 de setembro A Assembleia Geral da FDI, reunida em Nova Deli em 13 de Setembro, adotou 5 Declarações de Política com poucos comentários. Uma sexta Declaração de Política sobre “Implantes Dentários” inspirou um debate acesso, mas foi finalmente aprovada com algumas alterações.

As Declarações de Política adotadas foram: “Saúde oral perinatal e infantil”, “Proteção da radiação em medicina dentária“, ”A deteção precoce da infeção por VIH e cuidados adequados de indivíduos com infeção por VIH/SIDA“, ”Promoção da saúde oral através da fluoretação da água“ e ”Amálgama dentária e Convenção de Minamata sobre mercúrio ’

Algumas alterações à Declaração de Política sobre “Implantes Dentários” foram realizadas por uma maioria muito estreita. Foi aprovada sob o entendimento de que uma nova proposta pode ser colocada na Assembleia Geral em 2015.

Uma parte essencial do trabalho da FDI

Em entrevista, após a Assembleia Geral, a Presidente da FDI, Dra. Tin Chun Wong, afirmou: “Felicito a Comissão de Prática Dentária e a Comissão de Científica pelo volume e amplitude do trabalho que realizaram em 2014. As Declarações de Política são uma parte essencial do trabalho da FDI. São distribuídas pelas Associações Dentárias Nacionais e oferecem orientação sobre uma ampla variedade de questões relacionadas com a saúde oral e medicina dentária. Devem, portanto, desempenhar um papel importante em ”Liderar o Mundo para uma Saúde Oral Ótima”.

Nove Declarações de Política, novas ou revistas, estão atualmente em consideração: sete no âmbito da Comissão Científica da FDI (SC); duas no âmbito da Comissão de Prática Dentária (DPC). As duas Comissões já nomearam líderes de projeto e consultores especializados para avançar com o trabalho.

 

Alargamento da FDI a cinco novos membros

23 de setembro A FDI tem cinco novos membros, após a aprovação das candidaturas pela Assembleia Geral da FDI na sua primeira reunião, em 09 de setembro de 2014, que antecedeu o Congresso Mundial de Medicina Dentária Anual, em Nova Deli.

Destes, três são membros regulares: Associação Moldava de Sociedades de Estomatologistas (MAS), a Associação Dentária da Tunísia (STMDLP) e da Associação Dentária da Palestina (PDA); e dois são membros de suporte: Associação Americana de Educação Dentária (ADEA) e da Sociedade de Estomatologistas dos Balcãs (BaSS).

Associação Moldava de Sociedades de Estomatologistas

A MAS, membro da Organização Regional Europeia da FDI, foi fundada em 1998, mas as suas raízes remontam a 1957 (como Associação Científica de Médicos Dentistas da República Socialista Soviética da Moldávia). Está sedeada em Chisinau e tem 1.684 membros. As suas atividades incluem, entre outras, a organização de conferências, promoção do debate científico e manutenção de relações com outras sociedades científicas. Publica trimestralmente a revista científica e prática “Medicina Stomatologica”, fundada em 2006. O NLO é Oleg Salomon [email protected]

Associação Dentária da Palestina
A PDA é uma organização profissional sem fins lucrativos que representa os médicos dentistas na Palestina. Tem 2.500 membros, muitos dos quais vivem e exercem na Cisjordânia e atua como um sindicato para médicos dentistas. A PDA participa na organização da profissão, e tem uma responsabilidade primordial na realização de programas de educação contínua, cursos práticos e conferências médico-dentárias na Palestina. Conta com três sociedades especializadas em Ortodontia, cirurgia Maxilo-facial e Implantologia. A filiação na PDA é obrigatória para qualquer médico dentista que deseja exercer medicina dentária na Palestina. O NLO é o Presidente da PDA, Dr Ibrahim Ghannam, [email protected].

Associação Dentária da Tunísia
A STMDLP, com sede em Túnis, reintegrou a FDI após de um breve hiato. Tem 62 membros e a adesão é permitida apenas a médicos dentistas com consultório particular. O seu objetivo é defender os interesses profissionais, materiais, morais, sociais e científicos dos cirurgiões-dentários, individual e coletivamente, gerir o seu sindicato, desenvolver e garantir a proteção individual, social e civil dos seus membros e agir como intermediário entre os membros e as autoridades públicas e locais. O NLO é Ahmed Dhahbi, [email protected]

Associação Americana de Educação Dentária
A ADEA tem cerca de 20.000 membros. A sua missão é conduzir indivíduos e instituições da comunidade educativa dentária na gestão de questões contemporâneas que influenciam a educação, a investigação e a prestação de cuidados de saúde oral para a saúde do público. As atividades da ADEA abrangem uma variedade desde investigação, defesa, desenvolvimento do corpo docente, reuniões e comunicações, como a conceituada revista de Educação Dentária, até serviços de admissão das Faculdades de Medicina Dentária ADEA AADSAS, ADEA, ADEA DHCAS e ADEA CAAPID. A pessoa de contato é o Presidente da ADEA, Richard W. Valachovic, [email protected]

Sociedade de Estomatologistas dos Balcãs
A BaSS foi fundada há mais de 20 anos e agora está sedeada em Thessaloniki, Grécia. Tem membros de 10 países dos Balcãs: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Macedónia, Grécia, Montenegro, Roménia, Sérvia e Turquia. Promove a amizade, contato, troca de experiência e uniformização da formação, e publica a revista científica Balkan Journal of Dental Medicine. A pessoa de contato é o Prof Argyrios Pissiotis, [email protected].

 

Certificados de agradecimento/eleições

23 de setembro

A FDI apresentou certificados de agradecimento a dois conselheiros durante uma breve cerimónia na Assembleia Geral em 13 de setembro. São eles os Prof. Emile China (Benin) e Prof. Maskaki Kambara (Japão), ambos deixando o cargo após seis anos de dedicação à FDI e à sua visão mundial.

Os novos membros do Conselho são: Dr. Edoardo Cavalle (Itália), Professor Takashi Inoue (Japão), Dr. Ashok Dhoble (Índia) e Dr. Kim Chuan How (Malásia). O novo porta-voz é o ex-conselheiro Dr. Gerhard Seeberger. Foram ainda apresentados certificados de agradecimento aos membros da comissão que se retiraram: . Vladimer Margel (Georgia), Prof. Sun-Ook Pak (Coreia do Sul), Dra. Natália Lucas Nunes (Portugal) e Prof. Prathip Phantumvanit (Tailândia)

Os novos membros são da Comissão de Comunicação e Apoio: Dr Geogios Tsiogas (Grécia); Comissão de Prática Dentária: Dr Roland l’Herron (França); Comissão Científica: Dr. Harry-Sam Selikowitz (Noruega); e Comissão de Saúde Pública: Prof. Deok-Young Park (Coreia do Sul).