O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, vai integrar o Conselho Consultivo e de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde 2012–2016, a convite do Diretor-Geral da Saúde, Francisco George.

Orlando Monteiro da Silva vai colaborar neste órgão consultivo, constituído por representantes da sociedade civil, de entidades públicas, privadas e parceiros sociais, e que visa contribuir para um correto desenvolvimento do Plano Nacional de Saúde (PNS).

Nas suas responsabilidades, o Conselho Consultivo e de Acompanhamento tem como missão contribuir para o processo de desenvolvimento do PNS, sua implementação, comunicação, monitorização e avaliação. Este órgão deverá igualmente cooperar para a garantia de critérios de evidência, excelência técnica, qualidade e transparência do PNS.

Coordenado pelo Diretor-Geral da Saúde, o PNS visa reforçar a capacidade de planeamento e operacionalidade no Sistema de Saúde. O PNS é um conjunto de orientações, recomendações e ações concretas, de caráter estratégico, destinadas a capacitar e promover o empowerment do Sistema de Saúde para cumprir o seu potencial.

Mais informações sobre o Plano Nacional de Saúde 2012–2016 em http://pns.dgs.pt/.