A Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável, projeto sob a égide da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), vai apresentar no dia 23 de setembro o relatório final “The Future for Health – Everyone has a role to play”, com recomendações para uma nova visão do Sistema Nacional de Saúde.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, foi um dos peritos consultados para a elaboração do documento, e estará presente na sua apresentação ao público.

A construção de uma nova visão do Sistema Nacional de Saúde, fundada em princípios de solidariedade social, em que seja assegurada a sustentabilidade da prestação de cuidados e em que se reforcem os direitos e as responsabilidades de todos os que nele intervêm e beneficiam, foram os objetivos orientadores da Plataforma Gulbenkian para um Sistema de Saúde Sustentável, uma iniciativa lançada em fevereiro de 2013.

A comissão desta Plataforma foi presidida por Nigel Crisp, membro da Câmara dos Lordes e diretor Executivo do National Health Service do Reino Unido entre 2000 e 2006. O estudo contou ainda com a colaboração de 35 especialistas portugueses de diferentes áreas, cuja contribuição, sob a forma de relatórios parcelares, foi amplamente discutida em reuniões intercalares com vista à elaboração de um documento final, que será agora apresentado.

A apresentação pública do relatório “The Future for Health – Everyone has a role to play” terá lugar no dia 23 de setembro, pelas 18h00, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian. A entrada na sessão é livre, no entanto deverá confirmar presença através do endereço de correio eletrónico [email protected]. Consulte a página oficial do evento.