A delegação portuguesa que participou no Congresso Anual da Federação Dentária Internacional, decorrido em setembro em Greater Noida, nos arredores da Nova Deli, na Índia, conseguiu marcar bem a presença da medicina dentária nacional.

Isso foi conseguido através da apresentação de diversas resoluções, tanto com propostas prévias à Assembleia Geral e durante o decorrer dos trabalhos da mesma.

Os contributos da medicina dentária portuguesa também foram assinaláveis no âmbito dos trabalhos da ERO (European Regional Organization of the FDI World Dental Federation), tanto na Assembleia Geral como nos grupos de trabalho.

Durante o congresso, ainda foi preparada a divulgação do Dia Mundial da Saúde Oral do próximo ano, agendado para 20 de março de 2015.

O congresso da Federação Dentária Internacional é o maior palco mundial da profissão. Por isso, é sempre um local privilegiado para promover o congresso nacional da Ordem dos Médicos Dentistas e angariar potenciais expositores internacionais, que têm marcado presença na Expo-Dentária, elevando, ainda mais, as qualidades da exposição.

Durante o congresso, a médica dentista portuguesa Natália Lucas Nunes terminou com distinção o seu mandato no comité da Federação Dentária Internacional responsável pela comunicação e apoio aos associados.

O secretário geral da OMD, Paulo Ribeiro da Melo, renovou a sua participação do comité de saúde pública, tendo sido eleito como vice presidente.


Delegação de Portugal. Três representantes da Ordem dos Médicos Dentistas (Ricardo Oliveira Pinto, Ricardo Faria e Almeida e Pedro Pires), dois da SPEMD (Pedro Mesquita e Jaime Portugal), dois representantes da FDI (Natália Lucas Nunes e Paulo Ribeiro de Melo) e um convidado da FDI na qualidade de ex-presidente (Orlando Monteiro da Silva).

Da esquerda para a direita, Ricardo Oliveira Pinto, Orlando Monteiro da Silva, Natália Lucas Nunes, Jaime Portugal, Pedro Mesquita, Ricardo Faria e Almeida, Pedro Pires e Paulo Ribeiro de Melo.


Equipa cessante do comité da Federação Dentária Internacional responsável pela comunicação e suporte aos associados.


A Índia é conhecida como um país de muitas cores, caraterística bem saliente na entrada no edifício de Greater Noida onde decorreu o congresso da Federação Dentária Internacional.


Congressistas na entrada para o congresso da Federação Dentária Internacional.


O mérito e trabalho da médica dentista portuguesa Natália Lucas Nunes no comité da comunicação e suporte aos associados, para o qual foi eleita em 2011, no congresso realizado no México, foi reconhecido pela Federação Dentária Internacional.