Numa audiência realizada na passada sexta-feira, 18 de julho de 2014, com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, e com o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, a Ordem dos Médicos Dentistas congratulou-se com os ganhos alcançados na Região em termos de saúde oral.

Entre os ganhos conseguidos, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas destacou, durante a audiência “a convenção e o sistema de reembolsos aos utentes, para a prática privada da profissão, os médicos dentistas, e o Sistema Regional de Saúde, através de protocolo celebrado entre o Governo e a OMD e o Programa Regional de Promoção de Saúde Oral na vertente dos tratamentos preventivos e curativos”.

Orlando Monteiro da Silva sublinhou, no entanto, que “este programa foi afetado por cortes em 2011, na vertente de promoção de saúde oral nas escolas pré-primárias e de 1º ciclo do ensino básico, esperando-se a sua reposição por ser fundamental no combate à cárie dentária, bem como o aumento do número de médicos dentistas no sistema hospitalar da Região, em serviços de medicina dentária e estomatologia”.

O representante da OMD na Madeira, Gil Fernandes Alves, salientou a importância das consultas regulares ao médico dentista no combate à cárie dentária e doença periodontal, entre outras.

Na audiência, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, sublinhou o papel crucial dos médicos dentistas na Região liderados pelo representante da OMD, Gil Fernandes Alves.

A OMD defendeu também a necessidade de implementar na Região Autónoma o programa que em Portugal continental começou este ano e que visa combater a elevada taxa de mortalidade pelo cancro oral.

Ainda esta sexta-feira decorreu um curso sobre cancro oral no Funchal, ministrado por um médico dentista e por um estomatologista. O cancro oral é o sexto mais comum e, se for detetado precocemente, pode ser curado.

A OMD editou, em conjunto com a Direção Geral de Saúde, um livro sobre cancro oral que, através do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, foi disponibilizado a todos os médicos de Medicina Geral e Familiar da Região Autónoma da Madeira.

Na audiência, no Funchal, com o Presidente do Governo Regional, para além do bastonário da OMD, estiveram presentes o representante da OMD na região, Gil Fernandes Alves, o presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Luis Filipe Correia e Alexandra Abreu, representante do Centro de Formação Contínua da OMD.

 


Audiência com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.


Na conferência de imprensa, a OMD defendeu também a necessidade de implementar na Região Autónoma o programa que em Portugal continental começou este ano e que visa combater a elevada taxa de mortalidade pelo cancro oral.


Da esquerda para direita, Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Diretivo da OMD, Luís Filipe Correia, presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, Alexandra Abreu, membro do Centro de Formação Contínua da OMD (em representação da Madeira), e Francisco Jardim Ramos, secretário regional dos Assuntos Sociais do Governo Regional da Madeira.

 

No final da tarde de 18 de julho, realizou-se uma reunião com médicos dentistas que exercem na Madeira:


Médicos dentistas na delegação da Ordem dos Médicos Dentistas na Madeira, localizada no Funchal.


Esclarecimentos aos médicos dentistas realizados por Gil Fernandes Alves, representante da Região Autónoma da Madeira no Conselho Direito da OMD, e por Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD.