Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), foi eleito membro honorário da American Dental Association (ADA), a maior associação de medicina dentária dos EUA, com mais de 157 mil membros, fundada em 1859.

É a primeira vez que um português é eleito membro honorário da ADA. Esta distinção é atribuída a personalidades que tenham dado um contributo excecional para o avanço da medicina dentária e da promoção da saúde oral ao nível global.

Orlando Monteiro da Silva tem uma carreira totalmente dedicada à promoção da saúde oral em portugal e no mundo.

Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas desde 2001, Orlando Monteiro da Silva foi o primeiro português a ser eleito presidente da Federação Dentária Internacional, que junta mais de um milhão de médicos dentistas de todos os países, tendo sido também presidente do Conselho Europeu de Dentistas e um dos principais promotores da Associação Lusófona de Medicina Dentária.

Ao longo dos anos, a atividade profissional levou Orlando Monteiro da Silva a visitar mais de 50 países, incluindo alguns dos mais pobres do mundo, onde esteve envolvido em projetos pioneiros de saúde oral, incluindo em colaboração com a Organização Mundial de Saúde.

Em Portugal, como bastonário da OMD, negociou o protocolo para a criação, e mais tarde alargamento, do Programa Nacional de Saúde Oral que implementou o cheque-dentista, contribuindo decisivamente para uma maior acessibilidade da população mais desfavorecida a cuidados de medicina dentária de que tem sido um dos principais defensores.

Orlando Monteiro da Silva e a sua equipa, com o contributo de muitos médicos dentistas, assumem atualmente o processo de criação e implementação das especialidades em medicina dentária em Portugal. Colaborou com o governo na elaboração da legislação que estipula a prescrição por princípio ativo e na prescrição eletrónica.

A afirmação da OMD e da medicina dentária, a acessibilidade da população à saúde oral, o reforço da regulação, o combate ao exercício ilegal da medicina dentária, a segurança dos doentes e a formação profissional contínua têm sido algumas das áreas a que o bastonário da OMD tem dado prioridade em Portugal.

O prémio será entregue publicamente na reunião da “House of Delegates” da ADA, em outubro, durante o congresso anual da ADA que decorre na cidade de San Antonio, no Texas. Esperam-se mais de 35.000 participantes.

Para Orlando Monteiro da Silva, “esta eleição por parte da ADA, uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas organizações de medicina dentária do mundo inteiro, é um enorme estímulo para continuar em Portugal, na Ordem dos Médicos Dentistas, a lutar pelo acesso da população a um direito humano fundamental: o direito à saúde oral, a defender os médicos dentistas e a profissão”.

685px-ada-past-presidents
Orlando Monteiro da Silva (ao centro) com dois ex-presidentes da American Dental Association: William Calnon (esquerda) e Raymond Gist (direita).