O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, recebeu a 12 de junho a Ordem dos Médicos Dentistas, a quem garantiu o empenho do seu executivo na implementação de medidas que continuem a garantir os melhores indicadores possíveis de saúde oral na Região.

“Nós não damos por concluída a nossa intervenção nesse domínio e contamos com a Ordem dos Médicos Dentistas para esse trabalho de parceria naquelas matérias que podem conduzir a uma resposta mais eficaz e eficiente em benefício dos Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro no final da conferência de imprensa (ouvir excerto das declarações).

À comitiva da Ordem dos Médicos Dentistas, composta pelo bastonário, Orlando Monteiro da Silva, e pelo representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo, Artur Lima, o governante Vasco Cordeiro reiterou o apoio do Governo à medicina dentária, no setor público através da intenção de reforçar a aposta nesta área médica e do seu papel nos centros de saúde das diversas ilhas, bem como no setor privado, pelo mecanismo de reembolsos existente.

A este propósito, foram partilhadas as dificuldades orçamentais que condicionam o mecanismo de revisão da tabela de comparticipações em curso. A OMD salientou, como aspeto positivo, a adoção da Tabela de Nomenclatura de Atos Médicos da OMD para este efeito. Relativamente aos valores, manifestamos a nossa análise geral de que os mesmos não são compatíveis com a melhoria da acessibilidade da população aos cuidados de medicina dentária.

Ainda na Ilha de São Miguel, a 12 de junho, a OMD foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e pela vereadora da Ação Social, Fátima Rego Ponte. Foram abordadas diversas possibilidades de cooperação institucional com vista à promoção da saúde oral no concelho e parceria institucional da Câmara com a OMD a propósito da esfera de regulação da nossa ordem profissional.

Já na Ilha Terceira, a 13 de junho, uma delegação da OMD reuniu com o secretário Regional da Saúde, Luís Mendes Cabral. Desta reunião profícua e amistosa saiu o compromisso do secretário regional de colocar de parte a ideia do estabelecimento de uma convenção com a medicina dentária para com o setor privado na Região.

Considerou o secretário Regional da Saúde e a OMD que tal conceito, nos moldes em que foi proposto e que mereceu frontal oposição da OMD, nada acrescentaria à abordagem que tem vindo a ser feita da inserção de médicos dentistas nos centros de saúde em complementaridade com o setor privado apoiando-se a população, neste último caso, através do mecanismo de reembolso.

A OMD disponibilizou-se para integrar um grupo de trabalho no sentido da revisão da tabela de reembolsos. Luís Mendes Cabral comprometeu-se, uma vez mais, com o Serviço Regional de Saúde, com o sistema público de apoio à população na promoção da saúde e da doença, incluída a medicina dentária.

Foram ainda abordados vários aspetos relativos ao estatuto dos médicos dentistas no setor público, bem como sobre a necessidade, a pertinência da inserção dos médicos dentistas no sistema hospitalar da Região. Saudamos a atitude construtiva do presidente do Governo e do secretário Regional, na expetativa de que os compromissos assumidos por estes resultem em ganhos de saúde para a população da região.

Em conclusão, num tempo em que a profissão, quer no setor público quer no setor privado sofre, como a generalidade da sociedade dos efeitos da crise económica, financeira e social, pensamos ter contribuído, com estas iniciativas, para cerrar ainda mais fileiras em torno da defesa da saúde pública, da profissão, e dos médicos dentistas.

685px-20140612-vasco-cordeiro-omd
Conferência de imprensa no Palácio de Sant’Ana, sede da Presidência do Governo Regional dos Açores (12 junho 2014). Da esquerda para a direita, Artur Lima (representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD) e Vasco Cordeiro (presidente do Governo Regional dos Açores).

685px-20140613-secretario-regional-saude
Reunião na Secretaria Regional da Saúde do Governo dos Açores (13 junho 2014). Da esquerda para a direita, Paulo Ribeiro de Melo (secretário geral da OMD), Artur Lima (representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD) e Luís Mendes Cabral (secretário Regional da Saúde).

685px-20140612-ponta-delgada-omd
Reunião na Câmara Câmara Municipal de Ponta Delgada (12 junho 2014). Da esquerda para a direita, Fátima Rego Ponte (vereadora da Ação Social), Artur Lima (representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da OMD), Orlando Monteiro da Silva (bastonário da OMD) e José Manuel Bolieiro (presidente da Câmara Câmara Municipal de Ponta Delgada).

685px-20130613-acores-reuniao-acores
Encontro com médicos dentistas em Angra do Heroísmo (13 junho).

685px-20140612-ponta-delgado-associados
Encontro com médicos dentistas em Ponta Delgada (12 junho).

685px-20140613-conselho-diretivo-acores
Reunião do Conselho Diretivo da OMD em Angra do Heroísmo (14 de junho 2014).