A Ordem dos Médicos Dentistas e os ministérios da Saúde e da Educação e Ciência assinalam, a 20 de março, o Dia Mundial da Saúde Oral, numa cerimónia que vai decorrer no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Sob o mote, “Celebrando Sorrisos Saudáveis”, as comemorações juntam as áreas da saúde e da educação com o objetivo de promover a literacia da população.

A sessão institucional tem início às 14h00 e conta com a presença do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas e dos ministros da Saúde e da Educação.

Todos os médicos dentistas estão convidados para participarem nesta iniciativa de comemoração mundial da saúde oral.

 

PROGRAMA

10h00 – Abertura do Dia Mundial da Saúde Oral – Projeto SOBE

10h15 – Teatro Umbigo: “Os Super Sorrisos e a Bactéria Malvada”

11h45 – Festival Bibliofilmes: Apresentação – Vitor Meneses | Entrega de prémios aos vencedores das curtas-metragens.

ALMOÇO

14h00 – Abertura – Francisco George – Diretor Geral da Saúde | Fernando Egídio Reis – Diretor Geral da Educação

14h15 – “Celebrando sorrisos saudáveis” – Paulo Ribeiro de Melo – Secretário-Geral da Ordem dos Médicos Dentistas.

14h35 – “Evolução da Saúde Oral no último quinquénio” – Rui Calado – Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, PNPSO.

14h55 – “A leitura e a saúde oral – perspetiva do PNL” – Fernando Pinto do Amaral – Comissário do PNL. Faça lá um poema na Ordem – 1ª Leitura e entrega de prémio

15h15 – “Entrelaçar palavras e sorrisos. Um novo SOBE” – Ana Maria Cabral – Coordenadora Interconcelhia da RBE. Faça lá um poema na Ordem – 2ª Leitura e entrega de prémio

15h40 – Debate – “Cancro Oral – A Intervenção precoce” [Moderadores – António Mano Azul, Consultor da DGS para o Cancro Oral | Rui Calado, Coordenador do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral].

17h00 – Sessão de encerramento – Ministro da Saúde | Ministro da Educação e Ciência| Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

 

680px-dmso2014