A terceira edição do Congresso Sino Português de Macau, realizado a 2 de setembro, juntou meia centena de profissionais de Macau, Hong Kong, Taiwan, China (continental), Portugal, Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Singapura e Malásia.

O encontro serviu para a troca de experiências académicas, científicas e profissionais entre os diversos participantes.

Estiveram presente representantes do Governo de Macau, do Fórum Macau, da Assembleia Legislativa de Macau, dirigentes de Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

No final, Carlos Augusto, da Associação Dentária de Macau, alertou para a “falta de médicos dentistas em Macau” (ver vídeo abaixo), onde exercem pouco mais de 100 profissionais, para 569 mil habitantes. Também “há falta de uma faculdade de medicina dentária”, acrescentou.

Orlando Monteiro da Silva, bastonário da OMD, declarou não ter dúvidas quanto ao domínio futuro da profissão e confessou que a Ásia “é efetivamente a região mais dinâmica do mundo e na medicina dentária também”.

“A profissão está a explodir na China com a criação de faculdades, formação de profissionais qualificados e indústria que está ligada aos materiais dentários”, adiantou.

“As relações entre Portugal e Macau têm estreitado. Julgo que há cada vez mais profissionais, médicos dentistas de Portugal, interessados em vir exercer para Macau. Há muito intercâmbio também com as faculdades. Estudantes de Macau que vão para Portugal aprender a profissão”, concluiu.

Os congressos anteriores decorreram em 2006 e 2008, também em Macau.

Para mais informações, consulte o site do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau).

Abrir vídeo no YouTube

 

660px-macau-foto-grupo
Foto de grupo