O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, reuniu-se hoje com o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, no Palácio da Conceição, estando em debate a análise da situação atual do exercício da profissão e da saúde oral na região.

Acompanhado por Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem, o bastonário da OMD aproveitou a ocasião para saudar e valorizar o esforço efetuado pelos governos de Carlos César no sentido de dotar aquela região autónoma com melhores serviços e condições na área da saúde oral.

Orlando Monteiro da Silva afirma que “em poucos anos, os índices de saúde oral na região passaram do último para o primeiro escalão, os mais positivos do país. Estes dados atestam o esforço desenvolvido na última dezena e meia de anos pelo governo da região e devem servir como um exemplo perfeito de crescimento sustentado na saúde oral para as restantes regiões do País”.

Durante os governos de Carlos César, a região registou um assinável aumento do número de consultórios de medicina dentária nos centros de saúde, passando de quatro para 18, sendo que todos foram reequipados – incluindo ortopantomografos. Já o número de médicos dentistas integrados nos quadros dos centros de saúde na região foi multiplicado por sete, de três médicos dentistas para 21.

A 10 de janeiro de 2006 foi apresentado o Boletim Individual de Saúde Oral, de carácter obrigatório e destinado a todas as crianças a partir dos três anos. Esta iniciativa, pioneira no país, assumiu uma especial importância para a região e integrou-se no Programa Regional de Saúde Oral nos Açores, introduzido em 2002, que se revelou um êxito total.

Para Artur Lima, “a saúde oral foi a área da medicina em que mais ganhos de saúde houve na Região Autónoma dos Açores. É uma realidade que naturalmente nos satisfaz, pela qual sempre lutámos, e que garante que a população continuará a sentir-se estimulada para uma correta prevenção da sua própria saúde oral”.

Já ontem, no dia 21 de junho, Orlando Monteiro da Silva e Artur Silva participaram numa reunião com médicos dentistas, num hotel de Ponta Delgada, para um balanço da atividade na região. A reunião contou com a participação de 23 dos 67 médicos dentistas que exercem em São Miguel.

 

Audiência com Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores. (22 junho 2012)

 

Assistência composta por médicos dentistas. (21 de junho 2012)

 

Da esquerda para direita, Artur Lima, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo, Orlando Monteiro da Silva, bastonário, e Mário Resendes, membro do Conselho Diretivo. (21 junho 2012)

 

400px-biso

Boletim Individual de Saúde Oral aquando do lançamento em 2006.

 

Reações na comunicação social