Cerca de 32 conselheiros do Grupo Técnico Consultivo do Tabaco, incluindo a Ordem dos Médicos Dentistas, representada pela médica dentista Marta Resende, reuniram a 31 de maio nas instalações do Infarmed.

A reunião foi presidida pelo diretor-geral da Saúde, Francisco George, tendo contado com a presença, na sessão de abertura e primeira parte da reunião, do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa.

Durante da reunião, a representante da OMD alertou para o facto de existirem ações de formação, sobre tabagismo, para médicos e enfermeiros, que, no seu entender, deveriam ser alargadas também aos médicos dentistas e outros profissionais de saúde, dado que a formação nesta área tem sido praticamente nula.

Marta Resende sublinhou, por isso, a importância de incluir estes profissionais e solicitou a intervenção da DGS nesse sentido. Em resposta, a directora do programa da DGS, Emília Nunes, concordou com a recomendação – até porque, acrescentou, é uma das metas a atingir no novo programa nacional: melhorar a formação pré e pós-graduada dos profissionais de saúde.

Ainda em 2012, vai realizar-se uma conferência internacional de prevenção e controlo do tabagismo, que vai decorrer de 15 a 17 de nombro na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.