O Colégio de Especialidade de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas realizou uma reunião plenária a 2 de março de 2012, que teve como ordem de trabalhos a entrega de diplomas a especialistas em ortodontia e informações do presidente/revisão do Regulamento Interno do Colégio de Ortodontia, entre outros assuntos.

Consulte abaixo o discurso do presidente do colégio, Luís Jardim, e fotografias dos novos especialistas a receberem os diplomas.

 


Discurso

Em nome do Colégio de Ortodontia, gostaria de começar por saúdar o Senhor Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Dr. Orlando Monteiro da Silva, agradeçendo a disponibilidade para mais uma vez participar e abrilhantar com a sua presença esta cerimonia de entrega dos diplomas de especialista em ortodontia.

Não posso deixar passar a oportunidade para referir que o Dr. Orlando Monteiro da Silva, para além do brilhantismo com que tem desempenhado as funções de digníssimo representante dos médicos dentistas e da medicina dentária, que muito têm prestigiado a nossa classe profissional, em Portugal e internacionalmente .

Tem sido também um atento companheiro do percurso da especialidade de ortodontia e do nosso Colégio, desde a primeira hora, demonstrando sempre grande abertura para ouvir e na maior parte das vezes apoiar os anseios dos membros do Colégio.

Em nome do Colégio, Obrigado.

Cumprimento ainda o Senhor Presidente do Conselho Directivo e Secretário-Geral da OMD, Professor Paulo Melo, aproveitando a oportunidade para lhe manifestar o nosso reconhecimento pelo clima de saudável abertura e sempre isento rigor que tem marcado o relacionamento institucional entre o Conselho Directivo e a Direção do Colégio,

E que já resultou em aperfeiçoamentos significativos e na resolução de problemas pendentes no âmbito do regime regulamentar de acesso à nossa especialidade.

Saúdo ainda os ilustres colegas membros do Colégio de Especialidade de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas. E, finalmente, uma saudação muito especial aqueles que constituem a razão de ser desta breve cerimónia, os colegas que hoje participam pela primeira vez nas actividades do Colégio.

Na qualidade de presidente do Colégio de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas, é com grande satisfação que participo nesta cerimónia de entrega dos diplomas de especialista em ortodontia. Não é o primeiro nem será certamente o último diploma que irão receber.

Este será, contudo, sempre um diploma único com um significado muito especial:

  • Naturalmente, significa que a Ordem dos Médicos Dentistas através do Colégio de Especialidade de Ortodontia, vos concedeu o direito de usufruirem do título de especialista em Ortodontia em Portugal (e o título equivalente em mais de 20 países da União Europeia)
  • Mas, sobretudo, constitui o público reconhecimento de que são detentores uma especial competência técnica e científica para o exercício clínico da ortodontia.
  • Numa área do conhecimento em rápida mudança e expansão, significa também que terão que saber evitar a prestação fragmentada de cuidados de saúde oral, funcionando num ambiente de interdisciplinaridade em que a capacidade de comunicar de forma efectiva é fundamental
  • Significa ainda que serão capazes de exercer a especialidade com elevados padrões de ética e de profissionalismo
  • E, finalmente, significa que com empenho, trabalho, dedicação, exigência, rigor, responsabilidade e um pouco de talento, atingirão frequentemente momentos de excelência no exercicio da profissão.

A Ortodontia nacional, sobretudo nos últimos 20 anos, tem sido um desenvolvimento a todos os títulos notável. Tanto do ponto de vista científico como profissional, foram tantas as iniciativas e realizações que contribuiram para a evolução da nossa especialidade, que um resumo é sempre arriscado.

No entanto, é sempre bom recordar alguns momentos particularmente importantes, sem os quais seguramente não estariamos aqui hoje.

Na vertente científica:

  • Inicio do ensino pré-graduado da ortodontia a partir da fundação das Escolas Superiores de Medicina Dentária, não sendo nunca de mais referir a importância da acção pioneira de figuras como o saudoso Prof João Bação Leal e os Professores Jubilados José Campos Neves, João Maló de Abreu e José Pereira da Cruz
  • Constituição em 1986 da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial, que assumiu desde logo como principal missão a difusão, o intercâmbio e a actualização de conhecimentos na área da Ortodontia.
  • As 23 Reuniões Científicas Anuais e os mais de 60 Cursos de formação contínua organizados até à data atestam bem a importancia da SPODF
  • O início, a partir de 1990, do ensino pós-graduado da Ortodontia nas Universidades públicas, inicialmente no Porto, e depois em Coimbra e Lisboa.
  • A formação pós-graduada especializada e a obtenção do grau de Mestre em Ortodontia em prestigiadas Universidades estrangeiras por diversos colegas que foram abraçando a carreira docente universitária.
  • A criação dos graus académicos de Mestre e Doutor em Ortodontia, nas Universidades de Lisboa, Porto e Coimbra com a consequente qualificação do corpo docente desta área científica.
  • A publicação pela SPODF da revista Actas e a partir de 1996 da revista Ortodontia
  • A criação de unidades de apoio à investigação cientifica na àrea da Ortodontia
  • E, mais recentemente, a nova realidade que é a progressiva afirmação internacional da Ortodontia Portuguesa, a nível académico, científico e institucional, com:
    • Participação activa de colegas em várias prestigiadas organizações cientificas internacionais como é o caso da Sociedade Europeia de Ortodontia (EOS), a Associação Americana de Ortodontistas (AAO), as Sociedades de Angle Europeia e Americana, a Associação Ibero-Americana de Ortodontia (AIO) e a Associação Internacional para a Investigação Médico-Dentária (IADR), entre outras
    • Publicação de trabalhos cientificos em revistas nacionais e internacionaisbem como a crescente participação em eventos cientificos a nivel internacional

Na área sócio-profissional, o progresso não foi menor:

Para a história da especialidade ficará como ponto de partida, uma célebre reunião realizada em 18 de janeiro de 1992, em Coimbra, em que estiveram representados, para além da antiga Associação Profissional dos Médicos Dentistas, as Faculdades de Medicina Dentária das Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial e o Colégio de Estomatologia da Ordem dos Médicos. Na altura, várias (se não todas) destas instituições reclamavam a si o direito de titular especialistas em ortodontia.

Esta reunião viria a revelar-se fundamental para o desenvolvimento da especialidade, devido aos importantes consensos que foi então possivel gerar e que permitiram definir desde logo um rumo (um caminho a percorrer), em que praticamente todas as Instituições representadas tinham uma missão própria e especial a desempenhar.

  • A atribuição de títulos de especialista em Ortodontia a médicos dentistas era reconhecidamente da competência da Ordem dos Médicos Dentistas (então APMD),
  • As condições de acesso à especialidade exigiam regulamentação adequada, a ser estabelecida pela OMD, em articulação com as Faculdades, atendendo às práticas internacionalmente aceites e de acordo com as Directivas Comunitárias aplicáveis.
  • O ensino pós-graduado da ortodontia deveria ter lugar nas Faculdades de Medicina Dentária, sendo a acreditação dos mesmos competência da OMD.
  • A Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-facial, tinha um importante papel a desempenhar enquanto associação cientifica, fomentando a actualização, o progresso, o intercâmbio e a dignificação da especialidade. Todo este processo culminou, como é sabido, com a Fundação do Colégio de Especialidade de Ortodontia e com a titulação de especialistas em Ortodontia a partir de 2001.

Actualmente, como é do conhecimento geral, o acesso à especialidade está devidamente regulamentado segundo padrões internacionalmente aceites e o titulo de especialista em Ortodontia encontra-se reconhecido a nivel da União Europeia.

Tudo isto apenas foi possível porque houve um conjunto alargado de colegas que participaram em inúmeras iniciativas, não a título meramente individual, mas no seio de instituições representativas nas áreas académica, científica e profissional.

Essas instituições são as Unidades e Serviços Universitários de Ortodontia, a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial e o Colégio de Ortodontia da Ordem dos Médicos Dentistas.

Ser especialista em ortodontia significa também participar na vivência destas instituições.

Luís Jardim

Médico dentista, presidente do Colégio de Ortodontia



 

 

20120302-ortodontia-diplomas-005

Joana Godinho (4404)

 

20120302-ortodontia-diplomas-007

Eugénio Martins (924)

 

20120302-ortodontia-diplomas-008

Helder Nunes Costa (1634)

 

20120302-ortodontia-diplomas-009

François Durand Pereira (1447)

 

20120302-ortodontia-diplomas-010

Lucinda Gifford Faria (1402)

 

20120302-ortodontia-diplomas-011

Patrícia Almeida Pinto (1339)

 

20120302-ortodontia-diplomas-012

Saúl Castro (3583)

 

20120302-ortodontia-diplomas-013

Carlos Sá Costa (447) – (A receber diploma de especialista em atraso.)

Não esteve presente Cláudia Leitão (3749), médica dentista especialista em ortodontia.