Os seguros de saúde necessitam de maior regulação, cabendo à Entidade Reguladora da Saúde atuar, defendeu o bastonário. Orlando Monteiro da Silva também lembrou que o cheque-dentista é fundamental para mudar “do paradigma do tratamento para o paradigma da educação e prevenção”.

Regulação dos seguros de saúde (02:25’)

“Destacaria a área dos seguros e convenções que necessita de uma regulação forte. Vê-se, por exemplo, na área da medicina dentária um proliferar de seguros gratuitos que, obviamente, são um engano à população. Diria: “seguros” entre aspas.

“Tenho a convição que a ERS deverá ter um papel forte na regulação, nomeadamente numa altura em que o Serviço Nacional de Saúde não está capaz de responder a vários níveis àquilo que dele se espera.”

A importância do cheque-dentista (04:30’)

O que se espera do setor da saúde oral num momento em que há tantos cortes no setor da saúde?

“É fundamental manter o Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral, conhecido também como cheque-dentista. É um programa centrado na prevenção, sobretudo de crianças e grávidas. É um programa referência a nível nacional e internacional.

Parece-me que o Governo não vai colocar em causa o pouco que existe e que é fundamental numa nova estretégia que se quer implementar para a saúde oral: “A mudança do paradigma do tratamento para o paradigma da educação e da prevenção”.

Ver vídeo maior