Durante o XX Congresso da OMD vai realizar-se o curso “Medicina Dentária Baseada na Evidência”, ministrado por Jane Forrest (bio) e Syrene Miller (bio).
  
Em antecipação ao curso, efectuámos uma entrevista conjunta às conferencistas que deixamos abaixo:
 
 

Quais são os objectivos do Curso Medicina Dentária Baseada na Evidência que irá apresentar na Reunião Anual da Ordem dos Médicos Dentistas?

 
Os objectivos são diversos de acordo com os indicados nos objectivos do curso:
  • Demonstrar o uso prático do processo baseado na evidência para responder a questões clínicas
  • Formular questões clínicas de acordo com o acrónimo PICO, utilizando cenários clínicos reais
  • Conduzir Pesquisas de Questões Clínicas no PubMed (a versão gratuita do MEDLINE) para encontrar o maior nível de evidência para responder às questões PICO
  • Usar bases de dados na procura de investigação pré-avaliada para responder a questões
  • Discutir folhas de avaliação crítica para simplificar o processo de avaliação
  • Aplicar a evidência à educação e à clínica
  • Discutir a utilização de ferramentas emergentes de Apoio à Decisão Clínica (ADC) no ensino e na clínica.
 
O curso que irá apresentar aqui é semelhante ao que decorreu na 3ª Conferência Internacional sobre Medicina Dentária baseada na Evidência, no Edifício Sede da ADA em Chicago?
 
São semelhantes no facto de ambos tratarem de conceitos e de técnicas baseadas na evidência, mas este curso está actualizado no sentido de reflectir as mudanças na pesquisa e na tecnologia móvel para aceder à informação.
 
Não tenho a certeza se estarei a pensar no mesmo curso, mas um dos cursos da ADA ocupou um dia inteiro e vários outros palestrantes.
 
Quais são as aplicações práticas e clínicas do conteúdo do curso?
 
Serão utilizados casos clínicos e questões reais para ilustrar como a medicina dentária baseada na evidência pode auxiliar na tomada de decisões clínicas.
 
Os participantes adquirem experiência prática ao redigirem questões PICO (para identificar palavras chave para focalizar as suas pesquisas), pesquisando no PubMed e outras bases de dados online para encontrar evidências relevantes para as suas questões clínicas, aprendendo sobre folhas de avaliação crítica para simplificar o processo de avaliação, e aplicar as respostas à clínica.
 
Que critérios devem ser utilizados na avaliação de novas tecnologias?
 
Novas tecnologias para disponibilizar cuidados clínicos devem ser examinadas em termos de eficácia, segurança do doente, utilidade, custo e duração.
 
No seu ponto de vista, qual é o valor acrescentado deste curso para os participantes?
 
Os médicos dentistas são clínicos muito ocupados e a decisão clínica e os recursos disponíveis potenciam o tempo de dedicação.
 
 

Inscrição no curso

 
A participação no curso, no valor de 50.00 EUR, está limitada às primeiras 40 inscrições, que serão consideradas válidas apenas para quem estiver inscrito no Congresso, com o pagamento regularizado.
 
Efectue a transferência bancária para o NIB: 0033 0000 0000 1518 2751 2.
 
No homebanking, o descritivo de transferência deve mencionar o seu número de cédula profissional. Por exemplo: “0000 – Congresso OMD Evidencia”. O comprovativo de pagamento deve ser enviado para [email protected].
 
Se efectuar o pagamento por Multibanco, deverá digitalizar e enviar o comprovativo de pagamento para [email protected].