O Porto e Funchal recebem, em Junho, o curso teórico “Considerações sobre o plano de tratamento interdisciplinar em casos avançados”, ministrado por Oscar González-Martín, um odontólogo espanhol de renome internacional.
 
O Centro de Formação Contínua da Ordem dos Médicos Dentistas colocou algumas questões a Oscar González-Martín que desvendam os destaques da comunicação.
 
Poderá inscrever-se no curso através de formulário on-line e efectuar o pagamento por transferência bancária. Não deixe de consultar mais informações para Porto (4 de Junho, sábado) e Funchal (5 de Junho, domingo).
 
 
CENTRO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA – Quais são os objectivos do curso que vai ministrar nos próximos dias 4 e 5 de Junho, no Porto e no Funchal?

OSCAR GONZÁLEZ-MARTÍN – O curso é dirigido a clínicos que no dia-a-dia procuram respostas e formas de melhorar a sua prática clínica. Contudo, apresentarei também alguns trabalhos de investigação clínica nos quais estive a trabalhar nos últimos anos e que visavam responder a perguntas e inquietações que eu próprio tinha.
 
Poderá avançar-nos alguns dos destaques da sua comunicação?
 
Alguns dos conteúdos são: o plano de tratamento integrado, com protocolos de intervenção e timing de actuação, o mock up como ferramenta de diagnóstico estético; como, quando e onde usar a modificação de provisórios para optimizar a estética; o alongamento coronário anterior por requisitos protéticos; a extrusão ortodôntica guiada nas suas diferentes indicações e a implantologia do sector anterior.
 
O propósito do curso é determinar quais os passos terapêuticos correctos para os objectivos finais do tratamento serem atingidos.
 
  1. Resultados funcionais a longo prazo
  2. Resultados estéticos a longo prazo
  3. Predictibilidade 
 
Para isso, recorrer-se-á às ferramentas terapêuticas necessárias para atingir esses objectivos.
 
O curso que vem leccionar é semelhante ao que foi realizado na Universidade de Genebra com o Prof. Belser?
 
Não há dúvida que parte dos conteúdos do curso segue os princípios desenvolvidos no Departamento de Prótese Fixa da Universidade de Genebra. O Professor Belser e a sua equipa de trabalho são referências mundiais no domínio da estética e da adesão. Com eles aprendi e continuo a aprender através da minha colaboração com o Departamento.
 
Contudo, durante o curso também será possível perceber claramente a influência dos quatro anos que passei na Universidade de Pennsylvania, onde o conceito combinado de Periodontologia, Prótese e Ortodontia são únicos e de valor incontestável. O Dr. Amsterdam, o Dr. Weisgold, o Dr. Lee e muitos outros marcaram profundamente a minha formação e a minha prática.
 
Tenho feito um esforço para unir o melhor das duas escolas e mostrá-las num único curso. Espero tê-lo conseguido.
 
Durante o curso, vai referir alguma inovação técnica ou clínica na área?
 
Sim, especialmente na área da previsibilidade da margem gengival em todos os seus aspectos, tanto nas próteses em dentes como em implantes, bem como a gestão dos tecidos moles nas fases cirúrgica e protética. A previsibilidade é uma preocupação constante de muitos profissionais e uma exigência dos nossos doentes.
 
No seu entender, qual será a mais valia deste curso para os formandos?
 
Espero que as pessoas que frequentarem o curso compreendam a importância do planeamento sistemático de casos complexos, nos protocolos modificados para favorecer a previsibilidade e também na eficácia de determinados procedimentos no dia-a-dia da prática clínica. Espero que o curso seja aberto e interactivo.
 
Para mim, é um prazer e uma honra apresentar o meu trabalho e o da minha equipa numa instituição tão importante e com tanto prestígio. Espero que, no fim, os participantes considerem que valeu a pena.
 
 
 
Poderá inscrever-se no curso através de formulário on-line e efectuar o pagamento por transferência bancária. Não deixe de consultar mais informações para Porto (4 de Junho, sábado) e Funchal (5 de Junho, domingo).