Graças aos investimentos realizados, o número de colaboradores da OMD tem-se mantido constante ao longo dos anos quando, inversamente, verificou-se um aumento assinalável de novos associados.

Estes resultados só têm sido possíveis com com uma gestão cirúrgica de recursos disponíveis. Diversos projectos já foram implementados, outros estão em execução.

Já no início de 2011 será inaugurado um novo site da OMD, mais uma peça para aproximar associados e Ordem. Novos serviços online vão tornar o site muito mais útil para todos os médicos dentistas.

Pretende responder melhor às necessidades dos médicos dentistas, mas também quer afirmar-se como um destino de referência para os cidadãos que procuram informação sobre medicina dentária.

 

Por perto a todas as horas

Na década de noventa, quando a internet ainda era uma ferramenta inóspita, a Ordem dos Médicos Dentistas foi a primeira ordem profissional em Portugal a lançar o seu próprio site. Porque queremos mantermos na vanguarda, lançámo-nos agora num novo desafio.

Muitos anos passaram desde que foi lançado o actual site da OMD. Embora tenha sido sujeito a melhorias ao longo do tempo, chegou uma altura em que se justificava uma intervenção mais profunda.

Optou-se por construir um site de raíz que fosse compatível com o programa de gestão de associados que a OMD utiliza internamente. A funcionar em pleno desde o início de 2009, este programa controla todos os dados dos associados. Assegura ainda que a OMD acompanha os melhores padrões contabilísticos internacionais.   

Esta reformulação vai permitir melhorias significativas na relação entre a Ordem e o associado. No site, cada médico dentista poderá consultar, na área pessoal, os dados que constam a seu respeito no arquivo central da OMD. 

A qualquer hora poderá, por exemplo, actualizar uma morada, os contactos ou mesmo adicionar ou retirar as clínicas onde trabalha. 

Também a inscrição e o pagamento de cursos de formação contínua ou congresso anual poderão ser efectuados comodamente online sem recurso às tradicionais fichas de inscrição em papel.

 

Um destino de confiança

O novo design foi pensado para facilitar a navegação e consulta dos conteúdos. Sabemos que quando procura algo, deseja encontrá-lo o quanto antes. Por essa razão integrámos um motor de pesquisa que apresenta, instanteamente, os resultados à medida que escreve.

Para além dos conteúdos que o actual site já disponibiliza, o novo site vai crescer em informação. Serão disponibilizados conteúdos de aprendizagem à distância, como apresentações, vídeos ou artigos científicos.

Porém, também o público em geral ganhará novos conteúdos.

A internet é, cada vez mais, o destino preferido das pessoas para se informarem e formarem uma opinião. Quando têm dúvidas, os motores de pesquisa são sempre o ponto de partida. Nos resultados que vão encontrar, queremos que apareçam mais páginas do site da OMD, devidamente orientadas para uma audiência leiga.   

Estes conteúdos darão aos visitantes respostas profissionais de confiança às suas dúvidas iniciais. Ainda poderão, nessas páginas, pesquisar por um médico dentista. 

Esta ferramenta tem várias utilizações possíveis. O visitante poderá certificar-se que o seu médico dentista está habilitado para exercer a profissão. Ou, em casos extremos, se não aparecer nos resultados, poderá indiciar que determinada pessoa exerce ilegalmente a profissão.