Com a propulsão de novas regras das actividades em Saúde, era inerente o rápido crescimento de uma miríade de empresas ou organizações do tecido industrial e comercial português, proporcionando ofertas especializadas no sector, em maior ou menor grau.

A OMD considera fundamental, nesta fase, conservar a neutralidade institucional diante das opções de mercado, sendo notoriamente de evitar o privilégio de uns em detrimento de outros nas relações puramente comerciais, como forma potencial de interacção no mercado.

Na visão pública de uma instituição deve procurar-se sobretudo estabelecer critérios e indicadores de qualidade, de segurança e de transparência.

Tem sido assim possível, acompanhar e apoiar a Classe, provendo-lhe a orientação sócio profissional em momentos chave e colocando a OMD acima de qualquer interesse pelo compromisso da independência.

Do passado, permaneciam em vigor antigos protocolos com distintas entidades, que estenderam a sua acção a aspectos comerciais agora em desenvolvimento, ingressando numa vasta lista de prestadores de serviços, na lógica natural de pura concorrência comercial.

Os diversos serviços, as suas modalidades, a diversificação de vantagens e das condições contratuais não devem propiciar a perda das perspectivas e posturas institucionais, pelo que se considerou cessar as parcerias abaixo indicadas, pela nova dinâmica multisectorial em desenvolvimento.

À Ordem dos Médicos Dentistas cabe, por direito e por dever, uma visão global, de natureza imparcial, mantendo o relacionamento cordato e adequado com as entidades, que lhe permita intervir apenas e só na perspectiva de Classe e da Saúde Oral.

 

Protocolos cessados:

Meliologics

– com efeito a partir de 29 de Setembro de 2010

Inibsa

– com efeito a partir de 4 de Outubro de 2010

Entreajuda

– com efeito a partir de 13 Outubro de 2010

ISO-RAD

– com efeito a partir de 2 de Novembro de 2010

Ambimed

– com efeito a partir de 30 de Novembro de 2010

 

Sempre que uma entidade invocar ter estabelecido um protocolo com a Ordem dos Médicos Dentistas que lhe suscite dúvidas, não deixe de confirmar junto dos nossos serviços administrativos para [email protected].