As quatro ordens profissionais do sector da saúde – enfermeiros, farmacêuticos, médicos e médicos dentistas – debateram a «segurança dos cuidados de saúde» e a «sustentabilidade e regulação do sistema de saúde», num evento realizado em conjunto a 2 de Junho, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Numa altura em que o equilíbrio das finanças públicas obriga o Governo a impor medidas de austeridade, as quatro ordens profissionais disponibilizaram-se para trabalhar com o Ministério da Saúde na procura de novas soluções para o sector da saúde.

Só assim será possível assegurar a «equidade no acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos», defenderam os organizadores. Também não devem ser esquecidas «as responsabilidades que as ordens profissionais assumem em termos de regulação profissional», alertaram.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, esteve presente na sessão de abertura do encontro. Durante o dia de debates, ambos os painéis contaram com a participação dos quatro bastonários, além de representantes de instituições de ensino, do Ministério da Saúde e dirigentes nacionais e europeus do sector da saúde. (Consulte programa do evento)

 


Encontro na comunicação social: