Para levar informação e aumentar a adesão dos idosos ao cheque-dentista, vão realizar-se reuniões de esclarecimento sobre o programa nos 308 concelhos nacionais.

A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Manuel Pizarro, durante a sessão de abertura do I Congresso Ibérico de Gerodontologia, que terminou sábado no Porto.

Este roteiro pelo “cheque-dentista” arrancou na última segunda-feira, 31 de Maio, em Abrantes.

A iniciativa foi apadrinhada pelo próprio Manuel Pizarro, juntamente com o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, e a presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque.

No últimos 12 meses, foram emitidos pouco mais de 13 mil cheques-dentista para idosos, revelam os mais recentes indicadores de utilização do SISO, de 5 de Maio. Um número que pode sugerir uma adesão deficitária ao cheque-dentista, ainda mais quando, em comparação, durante o mesmo período, foram emitidos 80 mil cheques-dentista para grávidas. Em 2009, 94 mil crianças usaram o cheque-dentista e este ano está aberto às crianças entre três e 16 anos. Em 2009, 94 mil crianças usaram o cheque-dentista e este ano está aberto às crianças entre três e 16 anos.

A tarefa de divulgação do cheque-dentista entre os idosos será realizada, em cada concelho, por equipas integradas da Segurança Social e das entidades locais de saúde.

Na ocasião, também o programa das próteses dentárias será promovido.

Ambos os programas cobrem, actualmente, aos cerca de 200 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde que beneficiam do Complemento Solidário para Idosos, o que se traduz numa prestação monetária para pessoas de baixos recursos.