A Administração Regional de Saúde do Norte, I.P. apresenta, nesta data, um atraso acentuado no processamento dos cheques-dentista: registo da recepção no SISO, validação, facturação e pagamento dos cheques-dentista.

Este atraso deve-se essencialmente ao crescimento exponencial do número de cheques-dentista utilizados nos últimos meses.

Os serviços financeiros da ARS Norte foram confrontados com um aumento do volume de trabalho que passou de uma média de 1,800 cheques/mês, para 17,900 cheques/mês, sem que tivesse ocorrido um reforço dos recursos humanos afectos a este programa.

Apesar de todo o empenho dos profissionais envolvidos, não foi possível conter o atraso que se tem vindo a verificar.

Conscientes de que esta situação é insustentável, e no sentido de a ver resolvida a muito curto prazo, a equipa responsável pelo processamento dos cheques, irá ser reforçada com mais profissionais, para que, no mais curto espaço de tempo possível, sejam cumpridos os prazos definidos pelo programa.

Mais se informa que cerca de 20% dos documentos que dão entrada no serviço financeiro não vêm devidamente preenchidos e ou assinados, situação que causa, também, atrasos nos pagamentos.

Neste sentido reiteramos a informação já enviada em comunicações anteriores (ver notícia Validação dos pagamentos cheque-dentista):

Temos verificado inúmeras falhas no preenchimento dos cheques-dentista:

  • Falta da assinatura do médico
  • Falta da assinatura do utente
  • Falta de preenchimento dos campos destinados ao médico
  • Falta de assinatura no pedido de pagamento
  • Os cheques-dentista devolvidos têm sido reenviados à ARS Norte com o pedido de pagamento inicial.

 

Nos documentos a enviar a esta ARS Norte é imprescindível:

  1. Colocar a assinatura do médico
  2. Colocar a assinatura do utente
  3. Preencher todos os campos destinados ao médico
  4. Colocar a assinatura no pedido de pagamento
  5. Efectuar um novo pedido de pagamento para os cheques-dentista que tenham sido devolvidos porque, de acordo com as instruções da Direcção-Geral da Saúde, todos os cheques-dentista que são devolvidos, são registados como tal no SISO, ficando automaticamente o pedido de pagamento anulado, pelo que há necessidade de anexar um novo pedido de pagamento.

 

Estas situações obrigam a toda uma logística inerente ao processo de devolução, que acarreta um considerável acréscimo de trabalho aos nossos serviços, condicionando um atraso de todas as etapas do processamento dos cheques-dentista, prejudicando o cumprimento dos prazos de pagamento inicialmente previstos.

Agradecemos por toda a colaboração e compreensão e esperamos que, com a colaboração de todos, esta situação seja resolvida no mais curto espaço de tempo possível.

 

Ângela Menezes e Maria Neto

ARS Norte