24 de março 2016

Albufeira

11:00 às 12:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Atualmente o conceito de osteointegração não é considerado o desafio de maior dimensão na área da Implantologia. Existem neste momento outros fatores que podem condicionar a sobrevivência dos implantes e manutenção dos tecidos peri-implantares a médio/longo prazo.

A previsibilidade da sobrevivência dos implantes dentários é variável e o objetivo inicial, aquando da colocação do implante, e a principal preocupação do Médico Dentista é a osteointegração e a longo prazo é permitir a manutenção dos implantes em condições favoráveis à reabilitação, promovendo conforto, estética e funcionalidade, evitando perda óssea marginal e diminuindo o risco de peri-implantites.

De acordo com a literatura atual, existe sempre perda óssea horizontal e vertical inicial em redor do implante, que depende da formação do espaço livre biológico na interface implante – pilar, sendo este um fenómeno multifatoria. A perda óssea precoce é atribuída a dois fatores principais: a formação de espaço livre biológico e a teoria do micro-gap. A existência de um micro-gap entre as duas estruturas facilita a presença de micro-movimentos e a colonização de organismos patogénicos impedindo a formação óssea, com apicalização do espaço livre biológico (ELB).

Esta reabsorção óssea não é considerada uma reação patológica mas sim fisiológica à colocação do implante. Existe assim uma tendência e um esforço na evolução da Medicina Dentária – Implantologia, para a manutenção da altura óssea peri-implantar e vários contributos têm surgido para a eliminação do micro-gap pela modificação do design da conexão e implante-pilar.

 

200x200-antonio-cordeiro.jpgAntónio Cordeiro

  • Mestrado Integrado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto
  • Aluno da Especialidade de Implantologia, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa
  • Membro da EAO – European Association of Osseointegration 2015
  • Curso de formação Rhein 83, Itália Bolonha, 2015
  • Pós-graduado em Prostodontia pela New York University College of Dentistry 2013
  • Residência hospitalar em Cirurgia Oral básica e avançada, Cuba – Santa Clara 2011
  • Pós-graduado em Clínica Integrada, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto 2011

 

INICIAR INSCRIÇÃO ONLINE NAS JORNADAS DA PRIMAVERA 2016

 

 

Documentação de apoio

Curso ministrado por

António Cordeiro