6 de julho 2015

Lisboa

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A presença de dor muscular como resultado de traumatismo ou lesão cessa após o seu tratamento. No entanto, por vezes a dor pode persistir e irradiar ao longo dos trajetos nervosos. Esta condição precede o desenvolvimento da dor crónica, em que a dor per si é a doença e requer um tratamento específico.

Algumas das condições de Dor Orofacial mais debilitantes surgem nas estruturas inervadas pelo trigémio sendo as Desordens Temporomandibulares (DTM) as mais prevalentes. Estas afectam 5 a12% da população e são a segunda patologia músculo-esquelética mais comum.

A Síndrome de Dor Miofascial é uma condição de dor crónica que se origina no músculo e tecidos conjuntivos adjacentes fasciais e que afeta mais de 85% dos doentes com queixas de DTM.

Caracteriza-se por uma dor regional, não inflamatória provocada pelo aumento da tensão muscular e que gera uma limitação na amplitude dos movimentos.

A sua origem deve-se á presença de pontos gatilho, ou seja, nódulos tensos localizados na banda muscular afetada que, quando ativos, causam dor espontânea e padrões de dor referida. A manutenção desta condição pode originar alterações do sistema nervoso central com a evidência de fenómenos de hiperalgia e alodinia.

A abordagem desta síndrome e o seu tratamento requer uma equipa multidisciplinar que visa a redução da dor, a recuperação da função e a reeducação do doente com o objectivo comum de capacitar o doente a retomar as suas atividades diárias e ter uma melhoria na sua qualidade de vida.

O objectivo desta sessão é permitir que o clínico consiga identificar, estabilizar, resolver ou encaminhar este tipo de patologias. Pretende-se abordar temas como as técnicas existentes, seus benefícios/desvantagens e mecanismos de atuação e de boas práticas focando áreas da Fisioterapia e a técnica de agulhamento seco.

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

Diana Correia

  • Médica Dentista pela FMDUL em 2009, sendo Monitora da disciplina de Oclusão e Reabilitação Oral na FMDUL desde 2010;
  • Aluna do Mestrado Universitário em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular Faculdade de Medicina – Universidade de CEU Madrid, 2014–2016;
  • Curso de Oclusão e Reabilitação Oral – Prof. Dr. Anibal Alonso;
  • Curso de Acupuntura em Medicina Dentária pela British Acupuncture Society; Curso de ATM -Avaliação e Tratamento da DTM-Tomás Perez Universidade CEU Madrid; Curso de“Dry Needling” e Estimulação elétrica no tratamento da Dor Crónica-Prof. Dr. Jay P Shah- FMUP;
  • Responsável pela consulta de Oclusão e Disfunção Temporomandibular do Hospital das Forças Armadas em Lisboa e autora e co-autora de artigos publicados na área, comunicações e posters nacionais e internacionais;