6 de abril 2015

Vila Real

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A doença periodontal é uma das principais causas de perda dentária, podendo em alguns casos levar à perda total dos dentes, como resultado da destruição do tecido periodontal de suporte.

A doença periodontal apresenta uma etiologia multifactorial e é descrita como uma “infecção bacteriana mista”. A acção das bactérias e/ou seus produtos, quando na presença de um hospedeiro susceptível conduzem à destruição dos tecidos periodontais.

Após o diagnóstico clínico e radiográfico detalhado de todas as condições periodontais ficam estabelecidos os pré-requisitos adequados para permitir elaborar um plano de tratamento apropriado à patologia em causa.

Actualmente, na Medicina Dentária moderna, os objectivos do tratamento da doença periodontal são a melhoria e estabilidade dos parâmetros periodontais, estabelecimento de um equilíbrio entre o hospedeiro e a flora bacteriana, a manutenção dos dentes e dos tecidos periodontais saudáveis a longo prazo.

Neste curso irei demonstrar a abordagem terapêutica de pacientes com doença periodontal onde devemos quase sempre, incluir as seguintes fases: sistémica; inicial ou higiénica; terapêutica/correctiva e o tratamento periodontal de suporte/manutenção.

Inúmeros estudos clínicos provam que os diferentes métodos terapêuticos alcançam bons resultados na prevenção e tratamento da destruição dos tecidos periodontais.

 

200x200-cristina-trigo-cabral.jpgCristina Trigo Cabral

  • Médica dentista, licenciada pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 1993.
  • Professora auxiliar do Instituto Superior Ciências da Saúde-Norte, regente da Unidade Curricular de Periodontologia do Mestrado Integrado de Medicina Dentária e regente da Unidade Curricular de Periodontologia Clínica do Mestrado em Reabilitação Oral.
  • Doutorada em medicina dentária, pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, no ramo de conhecimento em “Cirurgia e Medicina Oral”.
  • Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI).

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

 

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

Cristina Trigo Cabral