4 de abril 2015

Albufeira

10:00 às 11:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

As técnicas de impressão evoluíram devido ao aparecimento de novos e melhores materiais e também, pela introdução de novos conceitos que facilitam este ato clínico, que se revela como uma etapa importante no processo de confecção de uma prótese removível, ao reproduzir a anatomia dentária, os rebordos alveolares residuais e as estruturas adjacentes.

Existem várias técnicas de impressão funcional, indicadas para os casos mais complexos de reabilitações dentomucosuportadas /extremo livre, capazes de serem compatíveis com os diferentes comportamentos dos dentes pilares e mucosa do rebordo alveolar, que ficam sujeitos a cargas.

Este tipo de próteses de extensão distal não tem os benefícios do suporte dentário total, pois as bases são extensões que cobrem o rebordo residual por distal dos últimos dentes pilares e como tal, suporte, estabilidade e retenção dependem directamente dos rebordos.

A técnica de modelo alterado /modificado é um dos procedimentos de impressão mais utilizados, nas situações referidas, que tem como objectivo, obter mais estabilidade das bases da prótese de extensão distal, minimizando os movimentos, reduzir a tensão sobre os dentes pilares e contribuir directamente para a manutenção de uma oclusão estável por um maior período de tempo, reduzindo o número de ajustes protéticos post-operatórios.

 

Liliana Gavinha Costa

  • Médica Dentista licenciada pela FCS-UFP
  • Mestre em Medicina Dentária FCS-UFP
  • Pós-graduada em Saúde Pública FMUP
  • Docente das disciplinas de Iniciação à clinica da licenciatura em Ciências Dentárias da FCS-UFP
  • Docente da disciplina de Prostodontia e de Ergonomia em Medicina Dentária do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da UFP-FCS
Curso ministrado por

Liliana Gavinha Costa