4 de abril 2015

Albufeira

09:00 às 10:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A realização de tratamentos dentários em pacientes pediátricos, muito jovens ou que apresentam alterações comportamentais significativas, constitui frequentemente, um grande desafio clínico para o Odontopediatra.

Dependendo da maturidade emocional dos pacientes, das suas capacidades físicas, psicológicas e mentais, as técnicas de controlo comportamental devem ser ajustadas individualmente ao paciente, de modo que seja assegurada a eficácia e a segurança dos tratamentos dentários, ao mesmo tempo que possa ser incutida uma atitude positiva na criança para a prestação dos cuidados requeridos.

A importância da implementação da técnica e dos recursos mais adequados visa não só satisfazer a necessidade da realização dos tratamentos imediatos, mas também, assegurar a colaboração contínua do paciente para futuros procedimentos médico-dentários.

Em Odontopediatria, existe uma ampla variedade de técnicas, básicas e avançadas, que auxiliam o Odontopediatra e a sua equipa no controlo de condutas comportamentais incompatíveis com a realização dos tratamentos dentários.

 

Cátia Carvalho Silva

  • Médica Dentista, licenciada em Medicina Dentária pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, em 2010.
  • Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 2014.
  • Curso de Especialização em Odontopediatria pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, 2011–2014.
  • Assistente de Odontopediatria, Clínica Integrada de Crianças e Saúde Oral e Cuidados Primários do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
  • Membro da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria.
  • Prática clínica exclusiva em Odontopediatria.
Curso ministrado por

Cátia Carvalho Silva