30 de março 2015

Leiria

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

Resumo

A má oclusão é uma disfunção que afeta não só a dentição permanente, estando também presente nos estágios que antecedem a maturidade oclusal.

Em rigor, a má oclusão estabelecida nos estágios precoces do desenvolvimento da oclusão, desde a dentição decídua, não se corrige, na maioria das vezes, espontaneamente.

Assim, a ortodôncia preventiva e interceptiva ocupa um lugar fulcral na eliminação ou redução da severidade de diversos tipos de má oclusão e a dentição mista é o grande foco de atuação.

Nesta fase que compreende um franja etária de crianças entre os 5 e os 11 anos, o ortodoncista tem ao seu alcance a capacidade de alterar e modelar o crescimento dos maxilares e/ou a erupção dos dentes definitivos, pela colocação de diversos tipos de aparelhos, de forma a promover a maior normalização possível do desenvolvimento facial e oclusal.

Neste curso serão discutidos os problemas ortodônticos mais frequentemente encontrados em fases precoces tais como as mordidas cruzadas, as mordidas abertas, as discrepâncias dento-maxilares, a má oclusão de classe II e classe III, entre outros. As opções de tratamento e aparatologias utilizadas serão também abordadas.

 

200x200-alexandra-vinagre.jpgAlexandra Vinagre

  • Médica dentista, licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1998.
  • Assistente convidada da disciplina de dentisteria operatória do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
  • Pós-graduada em ortodoncia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2003.
  • Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica em Dentistaria Operatória em 2006.
  • Aluna de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (ano de conclusão 2014).

 

Ver a gravação vídeo deste curso (reservado a médicos dentistas)

 

 

Curso com o apoio:

Curso ministrado por

Alexandra Vinagre