20 de outubro 2014

20:00 às 22:00

A data limite para a inscrição foi atingida.

As primeiras utilizações do laser na área da medicina dentária aconteceram há cerca de 50 anos. Desde então, esta tecnologia muito tem evoluído, possibilitando aplicações múltiplas na área médica. A cirurgia oral não é exceção, sendo uma área que coloca alguns desafios complicados uma vez que, neste âmbito, os médicos dentistas realizam diversos procedimentos em tecidos moles e duros.

A utilização do laser de Er:YAG (λ=2940 nm) em tecidos duros apresenta diversas vantagens face às técnicas convencionais como a ausência de vibração, maior hemostasia e menor risco de contaminação bacteriana do campo operatório.

Apesar de também poder ser utilizado em tecidos moles, o laser de Er:YAG tem um forte concorrente nesta área de atuação: o laser díodo. Estes aparelhos, apesar de atuarem apenas em tecidos moles, o que também pode ser útil, apresentam inúmeras vantagens sobre as técnicas convencionais.

Como todas as novas tecnologias, a utilização do laser exige alguma aprendizagem e alteração de rotinas na consulta, que poderão, rapidamente, ser adquiridas.

Com esta conferência pretendemos dar a conhecer, mais aprofundadamente, a aplicação dos laser de Er:YAG e de díodo na área da cirurgia oral, apresentando diversos casos clínicos e explanando as vantagens e desvantagens da sua utilização com base na literatura e na nossa experiência clínica.

 

Curso com o apoio:

250px-tactis

Curso ministrado por

João Braga

  • Médico dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) – 1994
  • Assistente convidado da unidade curricular de Cirurgia Oral na FMDUP
  • Aluno de doutoramento em Medicina Dentária (Área de Cirurgia e Medicina Oral) na FMDUP (já concluído)
  • Certificado de creditação como investigador coordenador para a prática de experimentação animal – Categoria C
  • Ex-secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas 2001 – 2009